X
    Categories: Multas Transito

Como conseguir tirar o PCD?

É importante saber como conseguir tirar o PCD, pois atualmente existem diversos tipos de adaptações nos veículos, onde a maior parte das pessoas que possuem limitações podem dirigir normalmente, o que facilita muito a sua locomoção no dia a dia.

Vale lembrar ainda que diversas pessoas sabem da existência da carteira de habilitação especial, no entanto, ainda não possuem conhecimento se podem ou não ter uma.

Assim, podemos dizer que são diversas as condições que qualificam como condutoras as pessoas que desejam obter a sua carteira de habilitação especial, como casos de paraplegia, monoplegia, tetraparesia, hemiplegia, amputação ou ausência de um membro, paralisia cerebral, membros com deformidades, entre outros.

Saiba mais sobre como conseguir tirar o PCD

Além de saber como conseguir tirar o PCD, é importante ainda ter conhecimento de quais são os não condutores, as quais são pessoas que possuem deficiência visual, mental severa e profunda ou autismo.

Assim, no caso daqueles que não podem ser condutores, mesmo não necessitando da CNH, pois outra pessoa irá dirigir, é interessante que eles deem a entrada juntamente da Receita Federal para poderem usufruírem dos benefícios que lhe são de direito.

Em relação aos benefícios, com a CNH especial, além de poder dirigir, é possível ainda garantir diversos descontos de impostos, o que diminui os custos no momento da compra de um carro, além do cartão para vaga de estacionamento especial e a isenção de rodízio.

Como proceder para tirar a primeira CNH especial?

Para poder tirar a primeira CNH especial, veja abaixo tudo o que é necessário para poder tirar:

  • Em relação a documentação, para a solicitação da primeira habilitação especial, é preciso que o indivíduo seja maior de 18 anos e seja alfabetizado, além ainda ele deve se dirigir a uma autoescola possuindo o RG, CPF, duas fotos 3×4 e um comprovante de endereço.
  • No caso da perícia médica, a autoescola é quem irá indicar um médico que seja especializado e credenciado junto ao departamento de trânsito que irá fazer a perícia com a intenção de avaliar todas as condições do indivíduo, levando em conta a sua extensão da deficiência e as suas limitações.
  • Já na autoescola, após a aprovação do exame, o candidato deve procurar pelo CFC ou Centro de Formação de Condutores que possua recursos especiais, além de carros que sejam adaptados para a deficiência e instrutores que sejam devidamente capacitados.
  • Em relação ao curso e a prova teórica, o candidato poderá aprender matérias como a direção defensiva, primeiros socorros, legislação, mecânica e meio ambiente, onde cada CFC possui uma forma de ensino das aulas, no entanto, todos esses tipos de assuntos são abordados.
  • No caso do curso e da prova prática, é obrigatório que no mínimo 20 horas de aulas práticas sejam cumpridas em um carro adaptado para a deficiência do candidato.

Além disso, é preciso ainda que sejam realizados 5 horas de aulas no simulador, o qual irá reproduzir quais são as condições adversas no trânsito e na estrada, treinando assim o futuro candidato nesses tipos de situações.

É sempre importante lembrar ainda que a pessoa que possui deficiência e que dirige sem uma carteira de habilitação especial, pode acabar sendo multado, tendo a sua carteira apreendida e respondendo de forma criminal por acidentes em que estiver envolvido.

Com isso, é extremamente importante realizar rapidamente a alteração assim que tiver o objetivo de dirigir um veículo. Além disso, podemos notar que ter uma carteira de habilitação especial pode proporcionar muito mais conforto, mobilidade e qualidade de vida a pessoa com deficiência.

Por isso, se você queria saber como conseguir tirar o PCD, saiba que é importante que você busque por uma autoescola para orientações que sejam mais precisas, onde uma ótima alternativa ainda para poder esclarecer as suas dúvidas é buscar pelo site do Detran da sua região.

Além disso, ainda vale lembrar que a prova prática é sempre realizada pelo Detran e ainda conta com a inspeção de um médico perito que irá avaliar se o veículo se encontra adaptado de acordo com a deficiência que foi registrada

editor :