5 dicas para comprar seu carro à vista

Ter um veículo é fundamental para que você possa se locomover com conforto e comodidade, e por isso, é o sonho de muitas pessoas. Para te ajudar a realizar esse desejo, separamos 5 dicas para comprar seu carro à vista.

Mas porque compra à vista e não a prazo? Simples! Porque comprando a vista você tem muito mais benefícios, como não pagar taxas e juros, conseguir desconto, pois está com o valor em mãos, não precisar ficar com dívida com parcelas a perder de vista, etc.

Por mais que o pagamento a vista tenha mais vantagens, muitas pessoas optem pelo financiamento, pois não possuem o dinheiro em mãos e acabem pagando no final, muitas vezes, até o dobro do valor do veículo.

Por isso, vamos te mostrar 5 dicas para comprar seu carro à vista, para que você consiga realizar seu sonho e não precise ficar anos pagando parcelas mensais.

Confira agora quais são as 5 dicas para comprar seu carro à vista

Listamos 5 itens fundamentais para aquelas pessoas que estão pensando em adquirir um carro a vista. Veja cada um deles!

  • Analise se você realmente precisa de um carro

O primeiro passo é saber a sua necessidade de ter um carro. Querer ter um carro todo mundo quer, mas nem sempre isso é realmente necessário. São vários os fatores que devem ser levado em conta.

Você deve pensar que quitar o carro não será sua única despesa. Você terá que arcar com IPVA, seguro, manutenção, troca de pneu, gasolina e isso tudo pode pesar bastante.

Então, além de juntar o dinheiro para comprar a vista, você deverá fazer um planejamento no seu orçamento para saber se essas despesas extras conseguirão se encaixar sem comprometer sua renda.

Caso você gaste com outro tipo de transporte, você pode acrescentar esse valor como um bônus do que poderia gastar com o carro.

É claro que a comodidade e conforto de ter o próprio carro proporcionam é muito bom, mas você deve pensar bem para que isso não te prejudique no futuro.

Depois que você analisou a viabilidade de comprar o carro, é hora de passar para o próximo item.

  • Conheça tudo sobre o carro

Comprar um veículo com pressa dificilmente dará certo. Você precisa de tempo para avaliar todas as opções que existem no mercado, que são bastante.

Para começar, se você já possui o dinheiro em mãos, você deve escolher aquelas opções que se encaixam no que você pode comprar. Veja todos os modelos e marcas que te interessam.

Se você ainda não possui o dinheiro e está com planejamento de junta-lo, você primeiro deve escolher o carro para depois se programar para conseguir juntar o dinheiro.

Depois que você já selecionou as opções que mais lhe agrada, conheça a fundo cada uma delas, detalhadamente. Pegue todas as informações que você achar relevante.

Por exemplo, é importante cotar valor de seguro, IPVA, qual o consumo do carro, qual o seu valor de revenda. Todos esses são fatores importantes a se considerar.

  • Estipule um prazo para comprar o carro

Se você não tiver o dinheiro em mãos, faça com que a compra do veículo se torne uma meta. Quando temos uma meta, o objetivo fica muito mais fácil de ser alcançado, pois damos mais foque a ele.

Ter um planejamento é fundamental para quem quer comprar um carro à vista. Sem ele, dificilmente você irá conseguir juntar o dinheiro. Essa dica vale tanto para quem já tem um pouco guardado, mas não o suficiente, quanto para aqueles que irão começar a juntar agora.

  • Foque na recompensa

Você precisa estar totalmente focado no seu objetivo e por isso, deve deixar os itens supérfluos de lado. Você precisa fazer sacrifício com aquilo que realmente vale a pena.

Pense em tudo que você tem condições de cortar até que você consiga juntar o dinheiro necessário e corte. Se você focar na recompensa, as coisas que deixou para trás não irão te fazer falta.

  • Pense em como juntar o dinheiro

A dica final é como juntar o dinheiro. Se a sua renda mensal tem uma folga, você deve separar todo o mês o que sobrar e colocar na poupança. Assim, aos poucos você terá todo o dinheiro que precisa.

Caso sua renda não seja suficiente para juntar dinheiro, você deve pensar em formas de fazer uma renda extra. Assim, você colocará todo o dinheiro que ganhar na poupança e logo já conseguirá a quantia.

Essas foram as 5 dicas para comprar seu carro à vista. Se quiser ficar mais por dentro do assunto, leia também Comprar carro na concessionária.

Veja também

Aprenda Definidamente Tudo sobre Leilões:

  Imagine você voltando de um leilão de Carros depois de ARREMATAR um Veículo pela …