X
    Categories: Dicas

O que é sinistro de carros

Para evitar situações inesperadas de batidas, arranhões ou até mesmo acidentes recorremos aos seguros que além de nos tranquilizar em situações confusas, nos assegura da resolução do problema. Mas a palavra “sinistro” aparece nas entrelinhas do contrato com o seguro e a pergunta “o que é sinistro de carros” surge.

O que é sinistro de carros

Entender o significado desta palavra nas apólices de seu seguro faz grande diferença para saber como agir e entrar em contato com a seguradora. O sinistro de carros é a cobertura de reparos que a seguradora cobre na ocorrência de acidentes com o veículo que possui contrato com uma seguradora.

Quais acidentes o sinistro de carros cobre

O sinistro deverá atuar em acidentes em que haja reparação e naqueles em que não tenha também. Os tipos de acidentes ocorridos ao veículo que possui seguro deverão ser atendidos, como:

  • acidentes súbitos;
  • acidentes pequenos;
  • acidentes imprevistos;
  • acidentes desastrosos.

Quais os tipos de sinistro de carros

O sinistro de carros pode ser parcial ou integral. O sinistro parcial é aquele em que, depois do acidente ocorrido, consegue-se reparar os danos causados. Já o sinistro integral, é aquele em que há uma perda total do veículo, ou seja, pode acontecer através de uma colisão muito desastrosa ou até mesmo roubo.

Sinistro de carros parcial

Caracterizado por representar os danos recuperáveis de um acidente, este sinistro tem por objetivo a indenização dos prejuízos acarretados ao proprietário do veículo desde que estes prejuízos não ultrapassem 75 % do valor do veículo no mercado, ressarcindo assim o proprietário e não ultrapassando os limites impostos pela seguradora.

Sinistro de carros integral

Neste caso, quando nota-se que o veículo realmente não tem como ser recuperado, ou seja, os danos ultrapassam 75 % do limite de indenização que a seguradora impõe para indenização, a seguradora deverá restituir o valor integral ao proprietário do veículo. Para os casos de roubo, a seguradora paga ao cliente uma indenização.

Como saber qual o sinistro do carro

Para o uso dos benefícios que a seguradora cobre, tudo dependerá do sinistro de carros contratado pelo cliente. Eles podem ser de pequena ponta, média ponta e grande monta.

Sinistro de carros de pequena monta

Este tipo de sinistro de carros é utilizado quando os danos não são tão significativos e a recuperação do veículo é possível. A identificação deste sinistro pode ser encontrada no documento do veículo.

Sinistro de carros de média monta

Para danos medianos em acidentes, utiliza-se o sinistro de carros de média monta. Este sinistro envolve acidentes em que o automóvel possa ser recuperado e acidentes em que os prejuízos possam ser altos. Este tipo de sinistro também é informado no documento do automóvel.

Sinistro de carros de grande monta

Para danos maiores em que aconteça a perda total do veículo, o sinistro de grande monta atende a qualquer necessidade que possa surgir, visto que abrande um limite maior de custos em relação aos prejuízos. Ele também pode ser encontrado no documento do veículo.

Como ver se um carro tem sinistro

Para situações em que haja um acidente e deseja-se saber se algum carro envolvido possui seguro, faz-se necessário saber olhar a existência e o tipo da apólice do veículo. Sendo assim, basta olhar no documento do veículo, que se assemelha muito ao documento normal, com diferença da expressão “sinistro/recuperação” na parte inferior.

Como funciona o sinistro de carros em acidentes com morte

Para a infeliz situação de fatalidades em acidentes, seja do motorista ou de passageiros do carro assegurado, a apólice se responsabilizará pelos danos além do pagamento do prêmio especificado no contrato do veículo assegurado com sinistro de carros.

editor :