Saber se um determinado veículo faz parte do famoso time de carros mais econômicos é um dos fatore que mais conta e ajuda na hora de comprar um novo automóvel.
Para os amantes de velocidade, o consumo de combustível com certeza é um dos pontos mais importantes na hora de comprar um novo carro, já que a alta do preço da gasolina já faz com alguns postos batam quase R$ 5,00 por litro.
Esse fator já vem sendo um dos quesitos mais relevantes para os consumidores do Brasil, fazendo com que dentro do mercado automobilístico a ferramenta de veículos econômicos seja extremamente importante.
Se você quer trocar de carro, ou está pensando em investir em um bem novo para sua vida e sua família, conhecer esses automóveis pode ser uma boa maneira de começar.
Carros mais econômicos – Como eles são escolhidos?
Dentro do mercado automobilístico é possível saber quais são os carros mais econômicos por meio de uma ferramenta de medição: um teste de eficiência energética, realizado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, coordenado hoje pelo Inmetro.
A cada ano, esse teste de eficiência aponta quais são os modelos mais econômicos no mercado, contando com a participação de todas as 35 importadoras e montadoras que estão presentes no Brasil.
Além disso, são avaliados 795 modelos de carros, pensando em consumo de combustível e também na emissão dos poluentes que os veículos apresentam.
A expectativa é que para os próximos anos, mais de 130 novos modelos sejam etiquetados, criando assim 100% de avaliação de uma frota.
Esse Programa tem como intuito principal conscientizar os consumidores sobre a escolha dos modelos de carros que eles desejam, pensando nos que são mais econômicos e menos poluentes.
No total são 13 categorias que são avaliadas, sendo elas:
- Carga derivada de veículo de passageiro;
- Comercial leve;
- Esportivo;
- Extragrande;
- Fora de estrada grande;
- Médio;
- Grande;
- Micrcompacto;
- Minivan;
- Picape;
- Subcompacto;
- Utilitário esportivo compacto;
- Utilitário esportivo grande.
Conheça os carros mais econômicos de 2017
Essa lista de 10 carros é feita pelo Inmetro no ano de 2017, e conta com a liderança de modelos chamados de híbridos, com motor elétrico e também a gasolina.
Foi levado em consideração também o consumo do litro da gasolina por quilômetro, rodando dentro de uma cidade.
- Volkswagen Up! 1,0 TSI
Esse é o hatch popular mais econômico do país, sendo fruto de um motor bem moderno 1.0 litro turbo flex com três cilindros, além de ser o único dotado de uma turbina e outras várias tecnologias.
Segundo o Inmetro esse modelo possui consumo de 10km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com etanol, e 14,3 km/l e 16,3 km/l respectivamente com gasolina.
- Peugeot 208 1.2
Em segundo lugar na lista está o hatch compacto Peugeot 208 em sua versão de entrada, que usa um motor de 1.2 litro Puretech flex aspirado em 3 cilindros, e com uma potência máxima de 90 cv.
Conforme os dados da pesquisa ele consegue roda 10,4 km/l e 11 km/l com etanol e 14,8 km/l e 15,8 km/l com gasolina.
- Renault Kwid 1.0
Um dos lançamentos mais impactantes do ano no mercado nacional é esse modelo da Renault, terceiro mais econômico do país.
Ele consegue fazer 10,3 km/l na cidade e 10,8 km/L na estrada com etanol, e 14,9 m/l e 15,6 km/l com gasolina na cidade e na estrada.
- Fiat Mobi Drive 1.0
O Fiat Mobi na sua nova versão Drive possui um motor 1.0 litro Firefly flex com três cilindros e é o quarto a aparecer no ranking da pesquisa, com um propulsor de até 77 cv.
O modelo conta com o consumo de 9,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada com etanol, e 13,7 km/l e 16,1 km/L com gasolina.
- Ford Ka 1.0
O quinto lugar dentro do ranking é ocupado pelo Ford Ka na sua versão com um motor de 1.0 litro flex de 3 cilindros.
Ele consegue fazer 9,2 km/l e 10,8 km/l com etanol, e 13,5 km/l e 15,7 km/l com gasolina, tanto na estrada quanto na cidade.
- Citroën C3 1.2
Equipado com o mesmo motor do Peugeot 208, esse modelo Citroën consegue fazer 10,2 km/l e 10,8 km/l com etanol, e 14,3 km/l e 15,6 km/l com gasolina.
- Fiat Argo Drive 1.0
Esse lançamento mais recente da Fiat dentro do mercado brasileiro é o sétimo em nossa lista. O modelo rende 9,9 m/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol, e 14,2 km/l e 15,1 km/l com gasolina.
- Fiat Uno 1.0
Outra caro da Fiat que figura na lista da Inmetro é o Uno, que tem um consumo de 9,1 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol, e 13,2 km/l e 15,2 km/l com gasolina.
- Volkswagen Gol 1.0
Esse modelo já muito conhecido marca presença na lista com seu motor que rende 8,9 km/l e 10,4 km/l com etano, e 13,1 km/l e 14,9 km/l com gasolina.
- Chevrolet Onix Joy 1.0
Por fim, o atual carro mais vendido no mercado, o Onix faz 8,9 km/l e 10,6 km/l com etanol, e 12,9 km/l e 15,3 km/l com gasolina.
Esses são os 10 carros mais econômicos do mercado que você pode apostar sem pensar duas vezes.