X
    Categories: Multas Transito

Tunning: como conseguir modificar seu veículo sem tomar multas

Antes de saber sobre o tunning e como conseguir modificar seu veículo sem tomar multas, saiba que o tunning é normalmente realizado como um hobby, isto é, um estilo de vida de pessoas que reproduzem um novo visual nos seus carros.

Em certas situações, tal customização pode até mesmo chegar a alcançar níveis bem extremos, deixando o veículo com uma aparência que chega a ficar irreconhecível.

No entanto, será que fazer essas alterações nas características que são originais do veículo é algo bom? Geralmente, de fato, tornar o carro mais bonito e chamativo necessita de muitos cuidados com a segurança, especialmente no trânsito.

Conheça mais sobre o tunning e como conseguir modificar seu veículo sem tomar multas

Se você deseja saber mais sobre o tunning e como conseguir modificar seu veículo sem tomar multas, saiba que muitas vezes esse tipo de situação acaba entrando a atuação das leis de trânsito, onde existem normas que são criadas pelo CTB ou Código de Trânsito Brasileiro.

Normalmente, isso ocorre devido ao fato de uma maior preocupação do CTB com a segurança de todos os condutores que praticam tunning e que usam das vias públicas.

Assim, é por esse motivo que quando os carros saem das suas características originais, como o tunning, o dono do carro deve começar a ter muitos cuidados sobre o que diz a lei, para então não acabar sendo multado.

O que é permitido e o que é proibido quando se realiza a customização de um veículo?

Geralmente, diversas dúvidas acabam surgindo quando se fala em incrementar mais o visual de um veículo ou então procurar turbinar o motor, pois muitas pessoas ainda não sabem quais são os limites na hora de mudar as características originais do carro.

Normalmente, as normas que são previstas para se realizar a prática de tunning no país, são sempre comparadas com as de outros países, as quais são bem mais severas.

Dessa forma, isso acaba um pouco limitando muito a criatividade daqueles que gostam de personalização de veículos, seja realizando pinturas, colocando acessórios ou então realizando outras alterações.

Como fazer a regularização de um carro rebaixado de acordo com as normas do CTB?

Geralmente, cada estado do país, além do Distrito Federal, apresenta uma unidade do DETRAN, e dessa forma, existem algumas regulamentações que podem acabar sofrendo mudanças, o que depende muito das determinações de cada um dos estados.

Mas, de acordo com outras funções, o DETRAN é o principal responsável por realizar a averiguação se as mudanças realizadas no veículo se encontram ou não dentro das normas, onde o órgão que define essas normas é o CONTRAN.

Normalmente, o CONTRAN não realiza a especificação das técnicas que serão aplicadas no controle das mudanças em carros, porém, ele é quem define certas normas que devem sempre serem seguidas ao se fazer alterações.

Por isso, para realizar as mudanças que você deseja no seu carro, você deve procurar sempre recorrer ao DETRAN do seu estado e realizar a solicitação para que sejam feitas as mudanças de acordo com as normas.

Assim, nessa fase, será o DETRAN quem irá fazer a avaliação do seu pedido, e caso o órgão lhe dê a autorização, você pode já fazer o encaminhamento do seu carro até alguma oficina.

Saiba que será o DETRAN quem irá indicar uma instituição para que seja realizada a inspeção, onde tal instituição deve ser credenciada pelo INMETRO, e aprovando a mudança, ela já dará o aval ao DETRAN, onde será emitido o CSV ou Certificado de Segurança Veicular.

Com isso, tal certificado, da mesma forma como as medidas da altura da carroceria em relação ao solo, será então registrado no CRV ou Certificado de Registro de Veículos, além do CRLV ou Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo.

Dessa forma, em todo esse procedimento você irá ter que realizar o pagamento de certas taxas, as quais podem sempre mudar de valores conforme a região em que você se encontra e o país.

Portanto, se você queria saber sobre o tunning e como conseguir modificar seu veículo sem tomar multas, é importante que você sempre busque se informar no DETRAN do seu estado sobre quais são os valores para que você realize uma organização financeira para as alterações do seu veículo.

editor :