X
    Categories: DicasEconomia

Como economizar combustível?

Você sabia que a forma como você dirige, e o seu estilo a frente do volante podem ter ligação direta com os seus gastos? Então veja como é possível economizar combustível, seja mudando alguns hábitos ou aumentando a atenção na hora da direção.

É possível diminuir o trabalho do motor de seu carro, tornando-o assim mais econômico. Para isso, é claro, você precisa conhecer algumas técnicas e fazer certas alterações na forma como dirige todos os dias.

Então, veja quais são as maneiras de economizar combustível, e reduza os seus custos sem deixar de usar o carro para os compromissos diários.

Veja como economizar combustível com dicas fáceis de serem seguidas

Algumas atitudes simples e práticas bem corriqueiras poderão lhe ajudar nessa missão. Para conseguir economizar combustível você precisar combinar três fatores básicos:

  • Cuidados na direção;
  • Manutenção adequada;
  • Escolha correta do combustível.

Esses três fatores vão fazer com que o seu carro tenha um bom desempenho, garantem a sua segurança e de quebra ainda auxiliam na sua economia.

  1. Pé leve no acelerador:

Os motoristas que aceleram muito, ou fazem arranques muito bruscos, acabam gastando mais combustível. O ideal é fazer de forma mais gentil com o seu carro, e evitar os picos.

  1. Considere o peso suportado por seu carro:

Quanto mais peso você carrega no veículo, mais combustível ele usa para continuar em movimento. Sendo assim, leia no manual de seu carro qual é o peso máximo indicado pela montadora para economizar combustível.

  1. Use a marcha correta:

Fique muito atento as necessidades de cada marcha. Usar a marcha errada acaba sobrecarregando o motor, e consequentemente fazendo com que o seu carro use mais combustível.

Ar condicionado gasta muito combustível?

O uso do ar condicionado é sempre um assunto polêmico. Esse sistema gasta muito combustível, sim, já que depende do funcionamento do motor para estar ligado.

Mas também é possível economizar combustível fazendo uso do ar. Isso serve para quando você está dirigindo por rodovias, ou estradas de alta velocidade – quando supera 60 km, por exemplo.

Nesse caso, o carro acaba tendo a sua aerodinâmica comprometida pelo vento que entra pelas janelas. Assim, ele usa mais combustível para manter a velocidade e o equilíbrio, e conter a força do vento.

Quando você aposta no uso do ar condicionado acaba equilibrando esse fator, e com isso economiza combustível, mesmo que o ar gaste um pouco dele também.

  • Pneus calibrados:

Absolutamente tudo tem relação com a economia ou gasto de seu veículo. O pneu, por exemplo, deve estar sempre calibrado. Quanto mais atrito o seu carro tiver com o solo, maior será o gasto de combustível também.

Nesse ponto podemos destacar também a importância de mantê-los sempre calibrados. O balanceamento adequado também diminui o atrito, que por sua vez torna o uso do carro mais econômico.

Grandes cidades são contribuem com o gasto excessivo de combustível

Talvez você não saiba, mas manter velocidades constantes é uma maneira de gastar menos o álcool ou gasolina de seu carro. Só que essa é uma missão quase impossível nas grandes cidades.

Parar e acelerar com frequência faz com que ainda mais combustível seja gasto, e por isso torna o uso do carro mais caro. Nesse caso, a solução é escolher os momentos de menos congestionamento para sair com o automóvel, e, na medida do possível, evitar vias paradas.

Saber Como economizar combustível é fundamental para que você utilize o seu carro sem tantos gastos. Manter um automóvel custa caro, mas é possível diminuir esse impacto financeiro. E por falar nisso,Gasolina X Álcool, qual o melhor?”. Descubra nesse texto que preparamos para você.

editor :