X
    Categories: DicasEconomia

Gasolina X Álcool, qual o melhor?

Ao encher o tanque do seu veículo no posto de gasolina, pode ser que você tenha dúvidas sobre qual é a diferença entre a gasolina x álcool? Ou ainda, você pode se questionar se está usando o mais adequado para o seu veículo.

Geralmente, o fator determinante na hora de escolher é o preço. A escolha pelo mais barato é mais comum, mas é importante saber quais são as diferenças entre esses dois tipos de combustível.

Então, se você não sabe qual é a diferença entre gasolina x álcool, vamos lhe explicar exatamente quais são elas, e e ajudar você a escolher o melhor combustível para o seu veículo.

Gasolina X Álcool: descubra qual é a melhor escolha na hora de abastecer o seu carro

A chegada dos carros flex no Brasil fez com que muitos motoristas ficassem em dúvidas sobre qual é o tipo de combustível mais vantajoso para usar. Apesar de o preço ser um fator importante, os dois sofrem variações bruscas de valores.

Mas essa escolha é mais complexa do que apenas comparar os dígitos de cada um. É preciso entender quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de combustível. Mas vamos começar analisando o preço:

  • Etanol:

A grande vantagem que podemos destacar do uso do Etanol é, sim, o seu custo. Como esse é um produto proveniente da cana de açúcar – ingrediente abundante no país – o seu valor é bem baixo.

  • Gasolina:

A gasolina, por sua vez, é proveniente do petróleo, e, como sabemos, essa extração envolve um alto custo. Com isso, o consumidor final é surpreendido por um preço bem elevado.

Mas o que dizer do desempenho de cada um? Qual dos dois é melhor?

Mas como dissemos antes, analisar apenas o valor monetário pode ser um problema. Isso porque, ao mesmo tempo em que o Etanol tem um custo mais baixo de compra, ele rende bem menos no veículo.

Isso significa que você vai ter reabastecer com mais frequência, o que no fim das contas, dependendo de seu estilo de vida, não compensa tanto financeiramente falando.

A gasolina dura mais tempo, e eleva a autonomia do carro. Ou seja, você consegue percorrer um grande espaço sem ter que reabastecer. Isso te dá mais liberdade para usar o automóvel sem se preocupar.

  • E o fator poluente? Deve contar?

Para algumas pessoas, no entanto, a escolha entre gasolina X álcool depende principalmente do fator sustentável. Qual dos dois é menos prejudicial para o meio ambiente?

A verdade é que ambos emitem CO2, e, portanto, são poluentes. Mas o álcool tem vantagem de ser um produto renovável. De qualquer forma, estudos apontam que a gasolina pode emitir mais nano partículas prejudiciais.

Mas qual dos dois faz bem ao motor do carro?

Partindo para a questão prática entre gasolina x álcool, alguns especialistas apontam que é bom, de tempos em tempos, usar a gasolina para limpar os resíduos do tanque.

Então, se você tem o hábito de abastecer somente com álcool, comece a cogitar a ideia de colocar de vez em quando a gasolina para dar uma renovada em seu veículo.

Outras questões mais delicadas como manutenção, oxidação, impurezas e sujeira no tanque não sofrem muitas alterações entre um e outro.

É importantíssimo conhecer bem os dois tipos de combustíveis, e saber qual é a diferença entre gasolina x álcool. Para quem possui um motor flex, variar é uma boa ideia.

Esperamos que esse conteúdo te ajude a ter mais clareza sobre as características principais da gasolina x álcool. Leia também o que pesquisamos sobre Qual a maneira correta de comparar carros?

editor :