X
    Categories: Consórcio

Como funciona um consórcio?

Com as altas taxas de juros dos financiamentos, muitas pessoas começaram a buscar alternativas para ter o bem que tanto deseja, seja ele de imóvel, veículo ou outros. Por isso, saiba agora como funciona um consórcio.

Para quem não sabe, o consórcio funciona como a junção de um grupo de pessoas que tem interesse em levantar recursos e montar uma poupança para adquirir um bem.

Todos os participantes do grupo contribuem mensalmente com um valor e a cada mês uma pessoa é contemplada. Essa pessoa é escolhida através de um sorteio, onde todos têm chances iguais.

Você também pode dar lance todo mês e se o seu lance for maior, você dará esse valor de entrada e já receberá a carta crédito. Quer saber mais sobre o assunto? Confira!

Saiba como funciona um consórcio

O consórcio funciona por meio de emissão de cotas, ou seja, quem estiver interessado naquele produto ofertado, deve adquirir uma cota. O consórcio terá um montante total pago em parcelas durante um tempo já determinado.

As parcelas não têm juros e são calculadas de acordo com o valor da carta de crédito, somando as taxas de administração e o fundo de reserva. Essa carta de crédito pode ser usada para apenas para o tipo de bem escolhido.

Por exemplo, se você fez um consórcio de veículo, a carta de crédito só poderá ser utilizada para compra de um veículo. Se você desistir de comprar um veículo e quiser outra coisa, você deverá esperar o prazo para pegar o dinheiro de volta, ai sim, você estará livre para fazer o que quiser com ele.

As formas de conseguir a carta de crédito são:

  • Por meio de sorteio

Cada mês uma pessoa é sorteada e poderá usufruir do valor do consórcio sem o ter quitado ainda. Nesse sorteio todos tem chances iguais de serem contemplados.

  • Lance com recursos próprios

Você pode utilizar seus próprios recursos para dar um lance. Caso seu lance seja o maior daquele mês, você conseguirá a carta de crédito. Esse lance será a entrada que você irá pagar.

O que faltar para quitar o consórcio será dividido em parcelas, que agora serão menores.

  • Lance embutido

Utilizando até 25% do valor do crédito você pode antecipar a contemplação e ter sua carta liberada. Ou seja, você oferece uma porcentagem do valor da carta de crédito como lance.

Essa quantia será abatida do valor final que será recebido. Nesse caso também vencerá quem possuir o maior lance.

O consórcio pode também ser utilizado para quitação de um financiamento. Nesse caso, se for um consórcio de imóvel, o bem adquirido fica alienado ao grupo do consórcio ou hipotecado, mas isso vai depender do regulamento de cada consórcio.

A mesma coisa aconteceria caso o consórcio fosse de veículo. Você poderia quitar um financiamento de veículo com a carta de crédito.

Independente de qual tipo for, o bem passará a ser completamente seu quando houver quitação total do bem ou após você ser sorteado.

Juros e taxas

Essa é uma das grandes vantagens de fazer um consórcio ao invés de um financiamento. Nessa modalidade não há cobrança de juros sobre o valor do crédito.

Isso faz com que ele se torne muito popular entre as pessoas, pois as mensalidades divididas em por vários participantes fica mais em conta.

As únicas taxas presentes são aquelas impostas pelas administradoras do consórcio, que podem estar relacionadas a um seguro, a adesão, a administração em si, entre outros.

Porém, como esses valores ficam diluídos nas parcelas, o custo do consórcio é ainda bem menor do que um financiamento tradicional.

Saber como funciona um consórcio é importante para que você entenda o processo e consiga fazer parte dele.

Burocracia do consórcio

Quanto maior for a facilidade de aderir ao consórcio, maior será o número de consorciados e com isso, você terá parcelas menores para pagar e mais tempo para poder quita-las.

Essa modalidade tem uma analise de crédito mais flexível, facilitando a vida das pessoas que não tem como comprovar renda fixa. Às vezes, até quem tem alguma restrição no nome pode conseguir uma cota no consórcio.

É necessário continuar pagando as parcelas depois que você foi contemplado?

Sim. Como o consórcio é formado por um grupo de pessoas, umas dependem das outras. Ou seja, você já foi contemplado, mas outras não e por isso precisam que você continue pagando para que elas tenham dinheiro para receber.

Se você foi sorteado o valor das parcelas continua o mesmo. Caso você ofereça um lance, esse valor será descontado que ainda precisa pagar.

Viu como é fácil entender como funciona um consórcio? Se você quer saber mais sobre o assunto leia também Consórcio ou financiamento?

editor :