X
    Categories: Consórcio

Consórcio de carros usados

Desde os anos de 1960, o consórcio de carros usados já era considerado como uma ótima alternativa para aqueles que desejavam comprar um carro de valor mais alto, onde tal modalidade de aquisição teve o seu surgimento justamente pelo fato de que naquele tempo os bancos realizavam a concessão de créditos para as pessoas que desejavam comprar um carro.

Assim, com essa dificuldade, uma equipe de bancários decidiu se reunir para a criação de uma forma de aquisição do carro próprio, mesmo não possuindo todo o capital necessário para o investimento, onde tal sucesso dessa iniciativa demorou para chegar.

No entanto, rapidamente os consórcios já começaram a serem mais organizados pelas empresas especializadas, possuindo uma regulamentação e uma fiscalização do Banco Central, o qual era o responsável por administrar todo o sistema.

Conheça mais sobre o consórcio de carros usados e como ele funciona

Atualmente, pode-se dizer que são diversos os tipos de serviços e bens que podem ser adquiridos por meio de consórcio. Porém, o consórcio de carros usados é o mais comum, se tornando como uma opção de grande demanda para diversas administradoras.

Em relação ao funcionamento do consórcio de carros usados, ele funciona da mesma forma que o de um carro novo, onde o cotista deve realizar o pagamento das parcelas do plano que escolheu e ao ser contemplado, decidirá qual o carro deseja possuir com o valor da sua carta de crédito.

Dessa forma, aqueles que são consorciados são capazes de contribuir com parcelas, as quais são destinadas para a formação de uma poupança comum, onde os planos de pagamento são normalmente escolhidos através de uma ou mais simulação de compra. Confira abaixo como funciona!

  • Primeiramente você deve ir até o simulador do consórcio de carros.
  • Em seguida você pode escolher o tipo de simulação que deseja realizar, onde você poderá optar por um valor total de crédito ou em parcela.
  • Feito isso, você irá obter aproximadamente o valor que deseja.
  • Assim, você pode informar os seus dados pessoais, como nome, e-mail, CEP, telefone, entre outros, para poder aprimorar a simulação.
  • Após isso você pode ver os planos e quais são as opções que se encontram disponíveis tanto para crédito como parcela.
  • E, por fim, você poderá escolher as opções disponíveis e realizar a compra da sua cota de consórcio, a qual não possui jutos ou parcelas intermediárias.

Assim, em grupo, a maioria dos consorciados são assegurados do direito de usar tal poupança para adquirir o bem conforme as regras que se encontram previstas no contrato. No entanto, para utilizar a carta de crédito, é necessário que você seja contemplado por lance ou por meio de sorteio.

Quais as informações básicas para o consórcio de carros usados?

De uma forma geral, qualquer tipo de consórcio apresenta o mesmo princípio, ou seja, é formado um grupo de pessoas físicas ou jurídicas para a criação de uma espécie de poupança, a qual o saldo poderá ser periodicamente destinado para a aquisição de um número estipulado de bens.

Assim, para que se tenha acesso aos consorciados ao carro que se deseja, são geralmente realizadas assembleias durante o período do contrato, para então ser realizado as contemplações.

Atualmente, uma das modalidades mais conhecidas de contemplação é através do sorteio, onde nesse caso, por meio de uma corta de participação no grupo, você poderá concorrer com outros participantes da assembleia, em que o sorteio é normalmente realizado tendo como base os resultados da Loteria Federal ou da própria administradora.

Além disso, outra chance é a dos lances, onde o consorciado realiza uma oferta que é definido a quantia de parcelas que está disposto para antecipar, onde ele concorre com um número pequeno de pessoas.

Quais são as particularidades dos consórcios usados?

O consórcio de carros usados geralmente possui um sistema muito parecido com o consórcio de carros novos, além de imóveis, de máquinas agrícolas ou qualquer outro serviço ou bem.

Assim, se você é consorciado, você irá receber uma contemplação de uma carta de crédito e não o bem em si, possuindo uma total liberdade para poder optar pelo carro que desejar.

Com isso, pode-se dizer que o consórcio teve a sua criação para a aquisição de um carro de certo fabricante, não ocorrendo qualquer problema se após a contemplação, você decidir optar por um veículo de outra marca, pois a carta de crédito ainda terá o mesmo valor e também a mesma liquidez.

Porém, é preciso lembrar que o consórcio de carros usados apresenta algumas limitações que podem variar conforme a administradora, onde tais motivos dessas limitações são bastante fáceis de serem entendidas, como por exemplo, quando o bem adquirido é dado como uma garantia de pagamento de todas as prestações.

Quais as vantagens dos consórcios de carros usados?

Em relação as vantagens de consórcios de carros usados, a primeira vantagem é em relação ao custo final, o qual é mais interessante do que o ofertado por financiamentos bancários, onde, além dos juros, todos os financiamentos exigem pagamentos extras.

Já no caso dos consórcios, esses só cobram uma taxa pequena de administração, a qual pode ser adicionada ou não no fundo de reserva, além ainda do reajuste todos os períodos das prestações, sempre acompanhando as atualizações dos valores do bem.

Outra grande vantagem em relação ao uso do consórcio na aquisição de um veículo usado é a grande chance de poder comprar o bem por preços mais acessíveis, pois já se considera que eles tiveram uma desvalorização que ocorre quando o carro novo sai da concessionária.

Portanto, o consórcio de carros usados é uma maneira de você realizar o seu sonho de possuir um automóvel próprio sem precisar pagar com juros altos que são cobrados por meio dos financiamentos de bancos. Por isso, tal modalidade vem se tornando cada vez mais conhecida em todo o mercado de veículos.

editor :