X
    Categories: DicasEconomia

Como melhorar o desempenho do ar condicionado do seu veículo?

Ter um carro exige uma série de cuidados para que o veículo – e todos os seus artefatos – tenham uma longa vida. E como melhorar o desempenho do ar condicionado do seu veículo de forma cuidadosa?

Hoje em dia o ar condicionado não é mais considerado um elemento de luxo, mas sim de necessidade básica. Principalmente considerando os verões cada vez mais severos do Brasil.

Mas também sabemos que para que ele dure bastante tempo, e tenha um melhor desempenho, existem alguns macetes que somente os mais experientes conhecem. Não mais!

Trouxemos para você dicas para melhorar o desempenho do ar condicionado do seu veículo ainda mais satisfatório. E também alguns pontos importantes para conservar esse elemento por mais tempo.

Veja quais são as dicas para melhorar o desempenho do ar condicionado do seu veículo

Que atire a primeira pedra quem nunca foi buscar o carro no local estacionado e achou que tinha entrado em uma sauna. Um veículo pode ser aquecido à sensação de até 70 graus quando exposto ao sol.

É impossível aguentar isso, e abençoados sejam os carros com ar condicionado. Mas você sabia que é possível melhorar o desempenho do ar condicionado do seu veículo?

  1. Revisão:

O ar condicionado deve passar por revisão periódica para garantir a sua alta qualidade. Principalmente no verão, quando esse artefato é muito utilizado, deve-se dar uma atenção especial.

  1. Filtro anti-pólen:

A maioria dos carros já vem com o filtro anti-pólen embutido, mas também é possível adquirir um. Esse filtro bloqueia a passagens de detritos que podem entrar através do sistema de ventilação do carro.

Ele ajuda tanto a manter o ar condicionado em bom estado, como também melhora a qualidade do ar dentro do automóvel.

Mas atenção! O filtro deve ser verificado com frequência, e trocado esporadicamente. Isso é fundamental para assegurar que ele continue cumprindo a sua missão.

Feche as janelas: porque o ar condicionado só deve ser usado com os vidros fechados?

Talvez você já tenha passado pela situação de um motorista acionar o ar condicionado e pedir, imediatamente, para que todos fechem o vidro. A explicação para isso é muito simples.

Quando a janela está aberta, mesmo que o ar condicionado esteja ligado, existe uma troca constante de temperatura, por conta do ar externo. Assim sendo, o artefato não consegue manter a temperatura adequada.

Mas o ar condicionado continua tentando resfriar, mesmo em condições impossíveis. Isso sobrecarrega o aparelho, o motor do carro, e pode danificar o funcionamento.

  • Ligue o ar condicionado mesmo que não for usar:

Ao menos duas vezes na semana você deve acionar o ar por um período. Essa é uma importante dica de como melhorar o desempenho do ar condicionado do seu veículo.

Quando ele passa longos períodos sem ser ligado, pode ter a lubrificação comprometida por conta da não circulação do gás.

Aprenda a usar o ar condicionado para economizar combustível!

Não, você não leu errado. É possível usar mesmo esse equipamento para economizar combustível. Mas como?

Se você estiver em uma rodovia de alta velocidade – a partir dos 60 km, por exemplo – você deve deixar o ar ligado e fechar as janelas. Isso porque a entrada do vento pode prejudicar a aerodinâmica do carro.

Assim, o motor precisa trabalhar mais arduamente para manter o carro em alta velocidade. Se você ligar o ar e fechar as janelas, o seu carro vai deslizar tranquilamente, sem sobrecarregar o motor.

Existem diferentes formas de melhorar o desempenho do ar condicionado do seu veículo. A verdade é que esse elemento é fundamental para o seu conforto, e cuidar dele deve ser sua prioridade

admin :