Consulta pontuação CNH – Como consultar meus pontos?

Atualmente passamos por um momento delicado quando se trata de multas em nosso país. De um lado, temos defensores das mesmas, como uma forma de amenizar as falhas e punir os maus motoristas.

Do outro lado, vemos pessoas que se sentem lesadas pela tão criticada “indústria da multa” que, dia após dia, parece fazer o possível para multar o máximo possível de condutores.

Mas, não importa de que lado você esteja agora, fato é que sempre precisamos saber quantos pontos temos em nossa carteira de motorista, pois é necessário manter o controle da pontuação se quiser continuar a dirigir.

Pensando nisso, nós resolvemos criar este artigo sobre como consultar os pontos da CNH. Ao longo deste texto iremos ver como consultar a pontuação da CNH pela internet, pelo site da PRF e também como consultar pessoalmente.

Onde consultar a pontuação da CNH pela internet?

Antes de mais nada, tenha em suas mãos a sua carteira de habilitação e os documentos do seu veículo. Estes documentos contém todas as informações necessárias para realizar a consulta através da internet.

Esta consulta deve ser realizada no Detran do seu estado (ou do estado onde sua habilitação foi registrada).

Abaixo, você confere uma lista com os links do Detran de cada um dos 27 estados brasileiros, escolha o seu e vamos seguir com o passo-a-passo:

Pois bem, após entrar no site do seu estado, basta acessar a aba de “consular CNH” ou “Multas e Pontuação”, a depender da sua região.

Após clicar no devido local, basta fornecer as informações solicitadas que, em geral, é o número da CNH seguido do RENAVAM do Veículo e, em alguns casos, a placa do mesmo.

Atualmente, esta é a maneira mais fácil de consultar a pontuação da CNH. Todavia, ela também pode ser acessada através do site da Polícia Rodoviária Federal, como veremos no tópico seguinte.

Consultar pontos CNH – PRF

Se você teve alguma dificuldade em usar o site do Detran do seu estado ou, por acaso, acredita que sua multa ainda não foi computada por lá, é possível checar diretamente no site da Polícia Rodoviária Federal.

Aqui, basta selecionar a opção “Nada Consta”. Após preencher com a placa do seu veículo e RENAVAM, você terá acesso a todas as multas e infrações que ainda não foram pagas. Desta maneira, basta somar os pontos que as infrações contam e chegar a pontuação da sua carta.

Mas, é importante lembrar que as informações no banco de dados da PRF são atualizadas periodicamente e pode levar de 01 a 30 dias para que uma multa conste por lá.

Ou seja, até 30 dias antes da data que você consultar é possível ter sofrido alguma outra infração, sem que a mesma esteja ainda no banco de dados da PRF. Por isso, o ideal é realizar a checagem através do site do Detran do seu estado.

Entretanto, se você não se deu muito bem com a tecnologia dos sites (não é nada fora do comum, eles ainda são muito antiquados), é possível também checar sua pontuação pessoalmente.

Para isso, siga o tópico seguinte!

Como consultar a pontuação da CNH pessoalmente?

Se você não conseguiu chegar a um resultado satisfatório pela internet, uma boa opção é ir até o Detran da sua cidade e checar pessoalmente a pontuação da sua CNH.

Para isso, basta que o motorista vá até o local em posse da sua carteira de habilitação e uma cópia simples (não precisa ser autenticada) do documento do veículo.

Com isso em mão, dirija-se a central de atendimento e gere um protocolo de atendimento. Com o protocolo, basta aguardar sua vez e então imprimir todas as infrações e relação de pontos da sua carta.

Outro meio de se fazer isso, caso você não tenha tempo, é mandar um parente próximo (cônjuge, filhos, irmãos ou pais) até o Detran.

Estes precisam estar com uma cópia simples da CNH do condutor (sim, precisa ser cópia, a original não serve – vai entender!) e um documento original que comprove o parentesco com o motorista.

Depois, basta seguir o mesmo processo de solicitar protocolo e, em seguida, falar com um atendente para imprimir as infrações.

É importante lembrar que estes serviços são prestados à população de maneira gratuita e, geralmente, não demoram tanto tempo para serem executados. Principalmente se a sua cidade possuir uma agência “poupa tempo”.

Bônus

Como vimos até aqui você pode acessar o site do Detran, o site da PRF ou até mesmo se dirigir ao órgão de trânsito da sua cidade. Mas, se nada disso ainda lhe agradou, a StartUpAutocheck lançou um aplicativo para Android chamado “Autocheck Detran”.

Neste aplicativo, você consegue acessar todas as multas e infrações dos seus veículos, fornecendo apenas a placa e o número do RENAVAM do mesmo.

Veja também

Aprenda Definidamente Tudo sobre Leilões:

  Imagine você voltando de um leilão de Carros depois de ARREMATAR um Veículo pela …