Manutenção preventiva e corretiva – Como fazer?

Assim como qualquer aparelho, o carro também sofre com desgastes e precisa da manutenção para garantir o bom funcionamento do seu sistema.

Para isso, existem diversos tipos de manutenção, sendo as principais a manutenção preventiva e a manutenção corretiva.

Esse é um cuidado essencial que você precisa ter com o seu veículo, e que pode sair muito mais barato do que realizar reparos e consertos de última hora.

Nesse artigo vamos trazer para você um pouco mais sobre a Manutenção preventiva e corretiva, e a importância de ambas para o seu veículo.

Diferenças entre a Manutenção preventiva e corretiva

Antes de falarmos sobre a importância da manutenção, caracterizar as principais diferenças entre a Manutenção preventiva e corretiva pode ser importante.

Quando falamos sobre manutenção, muitos motoristas acreditam que esse é um processo único, que deve ser realizado apenas uma vez no ano.

Porém, existem diferenças entre a Manutenção preventiva e corretiva, as quais precisam ser compreendidas.

Com relação a manutenção preventiva, essa diz respeito a uma série de procedimentos realizados no veículo que visam a prevenção de problemas.

Assim, a manutenção preventiva corresponde a procedimentos como a troca de peças antes que elas apresentem algum problema, bem como ações voltadas para a conservação do veículo.

Assim, a manutenção preventiva visa evitar os problemas, sendo um tipo de manutenção que deve ser realizada com maior frequência.

Já a manutenção corretiva tem por finalidade apresentar soluções para problemas já instalados.

Como o próprio nome diz, essa é uma medida de correção, ou seja, que busca modificar o que está errado.

É fato que a manutenção corretiva pode ser decorrente da falta da manutenção preventiva, reforçando assim a importância da prevenção.

Saiba como fazer a manutenção do seu veículo

Se o seu carro está precisando de Manutenção preventiva e corretiva, saiba que é importante contar com um profissional especializado e no tempo correto.

Em especial a manutenção preventiva, essa deve ser realizada com uma maior periodicidade.

Ações como a troca de óleo, limpeza do automóvel, balanceamento e alinhamento podem fazer parte das ações preventivas, e são muito importantes.

Já a manutenção corretiva deve ser realizada apenas quando necessário, de forma que, quanto menos ela for realizada melhor.

Quanto menor a demanda por manutenções corretivas, em melhores condições se encontra o seu veículo.

Porém, sempre que necessário não deixe de levar o carro até o mecânico para solucionar problemas, por menores que possam parecer.

Pois, mesmo os problemas menores podem se agravar, prejudicando ainda mais o seu carro.

A Manutenção preventiva e corretiva deve ser realizada pelo menos a cada três meses, porém, quanto maior o uso do carro, menos tempo o seu veículo pode passar sem manutenção.

Importância da Manutenção preventiva e corretiva

Como você pôde perceber, Manutenção preventiva e corretiva apresentam funções distintas, porém, dentre os principais motivos pelos quais a manutenção preventiva é importante podemos citar:

  • Prevenção de gastos inesperados e maiores

A prevenção pode demandar alguns gastos, porém, esses serão significativamente menores do que os gastos com o conserto do carro de forma imediata.

  • Garante o bom estado do carro

A manutenção preventiva é importante para manter o veículo bem conservado, com peças de qualidade e bem cuidado.

  • Evita que o seu carro te deixe na mão

A prevenção diminui as chances do surgimento de problemas, evitando assim que o carro te deixe na mão quando você menos espera.

  • Evita que o seu carro fique parado

A manutenção corretiva pode demandar tempo, deixando o veículo parado por dias. Já a preventiva pode ser realizada em questão de algumas horas.

Já com relação aos motivos pelos quais a manutenção corretiva é importante, não podemos deixar de mencionar:

  • Evita que os problemas se agravem

A correção evita que problemas existentes no carro venham a afetar outras partes do veículo.

  • Garante que o veículo volte a ter o desempenho de antes

Quando a manutenção corretiva é feita da forma correta, ela garante que o carro venha a ter o mesmo desempenho, ou muito próximo do que tinha anteriormente.

Essas foram as principais informações sobre Manutenção preventiva e corretiva que você não poderia deixar de saber.

Não esqueça de realizar a Manutenção preventiva e corretiva do seu veículo, e garantir qualidade e segurança ao utilizar o seu carro.

Veja também

Aprenda Definidamente Tudo sobre Leilões:

  Imagine você voltando de um leilão de Carros depois de ARREMATAR um Veículo pela …