Alinhamento e Balanceamento –  O que é e para que serve?

Manter os cuidados com o seu veículo é essencial, e um desses cuidados diz respeito ao Alinhamento e Balanceamento.

Ambos são procedimentos muito importantes, e que devem ser realizados de forma periódica.

Apesar de comuns, muitas pessoas não sabem as principais diferenças entre Alinhamento e Balanceamento, e os motivos pelos quais eles são importantes.

Para esclarecer melhor esse assunto, vamos trazer mais informações sobre ambos os procedimentos, e os motivos pelos quais eles precisam ser realizados.

Se você ainda tem dúvidas sobre Alinhamento e Balanceamento, não deixe de conferir todas as informações a seguir.

Afinal, manter os cuidados com o seu carro sempre em dia é importante para o bom uso do veículo, evitando uma série de problemas.

Diferenças entre Alinhamento e Balanceamento

Você com certeza já ouviu falar sobre  Alinhamento e Balanceamento de veículos, mas talvez não tenha ainda se questionado o que são esses procedimentos.

  • Alinhamento

O que chamamos de alinhamento é um procedimento que tem por objetivo manter o ângulo correto das rodas.

Assim, o alinhamento evita que o carro puxe mais para um lado do que para outro, mantendo as rodas paralelas entre sim e perpendiculares ao chão.

No procedimento de alinhamento são observadas as inclinações do pneus nos eixos horizontal e vertical, assim como a inclinação do chamado pino mestre.

  • Balanceamento

O balanceamento tem como função diminuir possíveis vibrações do veículo, aumentando sua estabilidade.

Esse é um procedimento que, quando realizado de forma correta, diminui as vibrações que possam estar ocorrendo tanto no volante quanto em outras partes referentes a suspensão.

Como você pôde perceber, Alinhamento e Balanceamento são procedimentos com objetivos distintos, e de extrema importância para o seu carro.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre Alinhamento e Balanceamento, é importante saber quando e porque realizar esses procedimentos.

Saiba quando e porque fazer o Alinhamento e Balanceamento do seu veículo

Quem possui um veículo não pode deixar de fazer o Alinhamento e Balanceamento do veículo.

O ideal é que ambos sejam realizados a cada 700 quilômetros rodados, porém, existem alguns motivos que podem levar o seu carro a precisar de ambos mais cedo.

  • A cada revisão

Todo veículo deve ser levado para revisão periodicamente, e durante a revisão Alinhamento e Balanceamento precisam ser realizados.

  • Após impactos bruscos

Alinhamento e Balanceamento podem ser importantes ainda, caso o seu veículo venha a sofrer fortes impactos.

Sejam impactos causados por buracos, pedras ou ainda em situações como batidas e pequenos acidentes.

  • Após a troca de elementos da direção ou suspensão

Todo novo elemento referente a direção ou suspensão irão necessitar do procedimento de balanceamento, visando uma melhor adaptação dos mesmos.

  • Depois de trocar os pneus

A troca de pneus também requer que o veículo passe pelo alinhamento, garantindo que os novos pneus sejam colocados no ângulo correto.

  • Quando os pneus apresentarem desgastes

Mesmo os pneus que ainda não precisam ser trocados, mas que já apresentam algum desgaste, precisam do alinhamento.

  • Quando você notar alguma modificação enquanto dirige o veículo

Por fim, Alinhamento e Balanceamento podem ser necessários ainda se em algum momento você notar algo estranho ou diferente ao dirigir o veículo.

Esses são os principais motivos pelos quais o seu veículo pode demandar do Alinhamento e Balanceamento, e é importante ficar atento a cada um deles.

O que você não pode deixar de saber sobre Alinhamento e Balanceamento

Além de todas as informações que trouxemos para você até aqui, existem ainda algumas coisas que você não pode deixar de saber.

A primeira delas é que Alinhamento e Balanceamento são procedimentos necessários para todos os veículos, sem exceção.

A segunda coisa que você precisa saber é que esses são procedimentos rápidos de ser realizados, levando de trinta minutos até uma hora.

Somente profissionais especializados podem realizar Alinhamento e Balanceamento de forma correta, garantindo bons resultados.

Por fim, é importante que você esteja ciente de que Alinhamento e Balanceamento são fundamentais para um melhor desempenho do veículo e para a sua segurança.

Como resultados, além de prevenir possíveis acidentes e danos ao carro, você obterá um maior controle do veículo, proporcionando uma direção muito mais confortável.

Por isso, não deixe de realizar o Alinhamento e Balanceamento do seu carro sempre que necessário.

Veja também

Aprenda Definidamente Tudo sobre Leilões:

  Imagine você voltando de um leilão de Carros depois de ARREMATAR um Veículo pela …