Oficina Autorizada – é melhor que a particular?

Escolher onde levar o seu carro novo para revisão ou conserto pode ser uma grande dúvida, visto que a Oficina Autorizada não é a única opção.

Conhecida no mercado pelos altos preços cobrados, a Oficina Autorizada já não tem sido mais a opção de muita gente.

Assim, é cada vez maior o número de pessoas que tem recorrido às oficinas particulares na hora de levar o seu veículo.

Com ambas as opções disponíveis, é comum o questionamento sobre qual a melhor alternativa, visto que cada uma apresenta importantes prós e contras.

Nesse artigo vamos esclarecer melhor esse assunto, apresentando para você os motivos pelos quais optar pela Oficina Autorizada ou pela particular pode fazer uma grande diferença.

O que é uma Oficina Autorizada?

Antes de falarmos sobre ambas as oficinas, é importante esclarecer aqui o que é uma Oficina Autorizada.

Sendo um local que visa o conserto de carros, assim como outras oficinas, a Oficina Autorizada é o local indicado pela empresa que fabricou o seu automóvel.

Assim, ela se torna a única oficina autorizada pela empresa a realizar algum procedimento no seu carro.

Essas oficinas costumam ter uma relação com a empresa de fabricação ou ainda com a revendedora do seu automóvel, sendo uma espécie de serviço estendido.

Cada marca de carro pode contar com uma Oficina Autorizada específica, sendo essa a opção mais indicada pelas empresas.

Porém, nem sempre a Oficina Autorizada tem sido a escolha ideal para muita gente, visto inúmeros fatores que comprometem seu serviço.

Assim, uma outra opção são as oficinas particulares, que correspondem a qualquer oficina que você possa encontrar por aí, e que não possua parceria com a empresa fabricante do carro.

Agora que você já sabe o que é uma Oficina Autorizada e uma oficina particular, podemos presentar as principais diferenças entre cada uma delas.

Oficina Autorizada x Particular: Vantagens e desvantagens

Antes de decidir onde levar o seu veículo, conheça os prós e contras de cada oficina, e analise qual a melhor opção.

Começando com a Oficina Autorizada, podemos apresentar enquanto motivos pelos quais pode ser importante levar o seu veículo nessa oficina:

  • Permanência da garantia

Todo carro zero vem com uma garantia de fábrica, e levando o seu veículo até uma Oficina Autorizada você mantém essa garantia.

  • Maiores chances de satisfação com o serviço

Os profissionais da Oficina Autorizada são capacitados para realizarem o serviço de forma correta, aumentando as suas chances de sair satisfeito.

  • Uso de peças verdadeiras

A Oficina Autorizada realiza apenas o uso de peças verdadeiras, garantindo a qualidade do serviço realizado.

Já com relação a uma desvantagem, podemos citar que a Oficina Autorizada costuma cobrar preços mais altos pelos serviços ofertados.

Agora sobre a Oficina Particular, essa também apresenta algumas vantagens como:

  • Preço mais acessível

Oficinas particulares podem cobrar um valor muito mais acessível do que uma Oficina Autorizada, sendo esse o principal motivo pelo qual as pessoas buscam essa oficina.27

  • Profissional de confiança

Ao optar pela oficina particular você pode estar entrando em contato com profissionais já conhecidos, e que você mantém confiança.

  • Maior facilidade de acesso

Uma oficina particular pode apresentar ainda uma mair facilidade de acesso, ficando mais próxima da sua residência.

A principal desvantagem da oficina particular é que, ao levar o seu carro novo nesse  tipo de oficina você pode perder a garantia de fábrica do seu automóvel.

Isso ocorre pois, quando o carro apresentar um defeito você não poderá comprovar que o mesmo veio de fábrica, pois, outros mecânicos que não os autorizados já mexeram no seu carro.

Escolhendo onde levar o seu carro

Depois de todas as informações que trouxemos até aqui, você deve ter notado que não existe uma resposta ideal quando o assunto é onde levar o seu carro.

São várias as vantagens e desvantagens de levar em uma Oficina Autorizada ou em uma particular, e só você pode decidir qual a melhor opção.

O importante nisso tudo é estar ciente que, dependendo da sua escolha a garantia do seu veículo pode ser perdida.

Por esse motivo, se você optar por uma oficina particular, garanta estar levando em um lugar seguro, com profissionais capacitados para mexer no seu carro.

Analise bem cada uma das opções, e saiba que você tem outras alternativas que vão além da Oficina Autorizada, e que também podem ser uma boa opção.

Veja também

Aprenda Definidamente Tudo sobre Leilões:

  Imagine você voltando de um leilão de Carros depois de ARREMATAR um Veículo pela …