X
    Categories: ConsultasDicas

Permissão para dirigir – o que é

Caso você ainda não saiba, a CNH ou Carteira Nacional de Habilitação apresenta um modelo único em todo o Brasil, onde você pode se habilitar pela primeira vez e receber a permissão para dirigir.

No entanto, de forma visual, a permissão é bastante parecida com a CNH, porém pode-se notar algumas características particulares que devem ser sempre observadas por aqueles que recém tiraram a sua habilitação.

Por isso, o Detran procura sempre esclarecer que o principal fator que diferencia a CNH da permissão é a inscrição em campo próprio, ou seja, abaixo da filiação. Além disso, a permissão para dirigir possui a validade de somente um ano, pois a documentação é transitória para a definitiva CNH.

Conheça mais o que é a permissão para dirigir

É importante você entender a diferença entre a permissão para dirigir da CNH, pois só será apto para a obtenção da carteira definitiva, todos os condutores que são permissionários e que não cometeram qualquer inflação grave no período de um ano.

Mas, caso isso ocorra, é preciso que se refaça todo o procedimento de habilitação desde o início, como exames médicos e psicotécnico, aulas práticas e teóricas, além também das provas práticas e teóricas, para então receber uma nova permissão.

Assim, o período de permissão para dirigir é somente um tempo de experiencia, onde você só terá o direito de dirigir de forma definitiva, caso tenha respeitado todas as normas de trânsito e ainda apresente um prontuário que esteja livre de qualquer infração.

Com isso, aqueles que recém foram habilitados, sempre devem encarar esse primeiro ano como se fosse um estágio e, por isso, é importante estarem atentos aos seus comportamentos no trânsito e sempre procurar dirigir de maneira prudente, ou seja, com certa atenção redobrada.

Porém, mais ainda do evitar tais infrações para então conseguir de forma definitiva a CNH, é necessário que se priorize a segurança e sempre preze pela sua própria vida e de outras pessoas.

Além disso, ainda existe a permissão para dirigir para as três categorias, as quais são:

  • Na categoria A, será para moto;
  • Na categoria B, será para carro;
  • E, na categoria AB será para moto e carro.

Dessa forma, a permissão irá possibilitar que haja a condução dos veículos que correspondem somente a categoria para a qual ela foi lhe emitida.

Quais são os mitos em relação a permissão para dirigir?

Normalmente é possível encontrar diversas dúvidas entre as pessoas, principalmente se ocorre a existência da restrição para se dirigir em certas vias, como as de trânsito rápido e as rodovias. Porém, isso é um mito!

É importante que você saiba que não existe qualquer impedimento em relação a circulação para aqueles que portam a carteira provisória no primeiro ano da sua habilitação, onde você pode dirigir tranquilamente em todas as vias públicas que sejam abertas à circulação.

Porém, mesmo não existindo restrição, é sempre importante lembrar que a condução nas rodovias exige do motorista muito mais atenção, pois o limite de velocidade permitido é bem maior do que dentro das cidades.

Além disso, outra questão bastante frequente é em relação ao suposto direito que um adolescente que tenha menos de 18 anos, mas que seja emancipado, poderia obter a permissão para dirigir, o que é um grande mito.

Normalmente, o CTB ou Código de Trânsito Brasileiro sempre exige que os cidadãos sejam penalmente imputáveis para a obtenção da permissão, ou seja, deve ter maioridade penal, atingindo aos 18 anos de idade. Assim, tanto a Constituição Federal como o Código Penal estabelecem que menos de 18 anos são penalmente inimputáveis.

Portanto, você só poderá realizar a troca da sua permissão para dirigir pela carteira de habilitação caso não tenha cometido qualquer tipo de infração grave ou gravíssima por durante um ano. Além disso, você não poderá também ter o acúmulo de pontuações negativas igual ou acima de 20 pontos.

Mas, mesmo tendo cometido alguma infração, você poderá continuar dirigindo até que a sua permissão para dirigir expire, onde depois do vencimento, você já estará impedido de dirigir, pois não irá conseguir ter a sua carteira de habilitação definitiva.

Dessa forma, pode-se dizer que além da preocupação com as leis de trânsito, você também sempre precisa ficar atento ao prazo de validade da permissão para dirigir, pois depois de um ano você só poderá dirigir somente por um mês com a permissão, e depois disso é preciso que já tenha a sua CNH em mãos.

editor :