Posto de Gasolina – O que levar em consideração na hora de escolher

Você sabia que escolher o Posto de Gasolina para abastecer é muito importante? Várias pessoas acabam deixando esse detalhe de lado, mas, se esquecem que é justamente o combustível que irá ditar o desempenho do carro.

É extremamente comum, por exemplo, os donos de veículos abastecerem em qualquer lugar, e de repente, começarem a ter problemas com o carro ou moto. Quando o mecânico vai verificar, o combustível usado não era de qualidade boa, ou o óleo foi trocado de forma incorreta.

Vários problemas podem surgir por simplesmente você não escolher o Posto de Gasolina com sabedoria. Para evitar esse tipo de situação, é essencial tomar alguns cuidados básicos na hora de encher o tanque.

São dicas simples que, quando levadas em consideração, fazem toda a diferença. Para te ajudar nós reunimos várias informações úteis que irão auxiliar nesse tomada de decisão.

Por que a escolha do Posto de Gasolina é importante?

Sim, escolher o Posto de Gasolina faz toda a diferença. Tenha em mente que é nesse local que você irá abastecer o seu veículo. O combustível fornecido irá interferir totalmente no funcionamento do seu veículo.

Por exemplo, se você encher o tanque com uma gasolina adulterada, com toda a certeza o seu carro ou moto começará a apresentar problemas. Sem contar, claro, no desperdício de dinheiro.

Por conta disso, é muito importante tomar alguns cuidados básicos na hora de bastecer. Lembre-se que pagar mais barato em combustíveis pode gerar uma série de problemas caso você não saiba qual a procedência e qualidade.

Dicas para escolher o posto de gasolina

Para escolher o posto de gasolina, é muito importante que você siga algumas dicas básicas. Elas irão te auxiliar a prestar atenção em alguns detalhes essenciais.

  1. Escolha postos bandeirados

Os postos bandeirados são aqueles que vendem combustíveis de uma única marca exclusiva (Shell, Petrobras e etc). Geralmente, eles tendem que a ser mais seguros, pois, precisam seguir um padrão estabelecido pela marca, e só podem comercializar produtos dela.

Os chamados postos de bandeira branca, não tem obrigatoriedade com qualquer marca. Ou seja, eles podem vender diferentes tipos de combustíveis. Por conta disso, fica mais fácil a adulteração.

  1. Infraestrutura

Outra dica para escolher o posto de gasolina é observar a infraestrutura. Esses locais precisam seguir uma série de normas específicas para estarem legais perante a lei.

Da distancia das bombas até a limpeza do local, é preciso ficar atento a tudo. Um estabelecimento que tenha uma infraestrutura melhor, provavelmente irá oferecer opções com mais qualidade.

  1. Segurança

O frentista está identificado? Ele está realizando o procedimento de abastecimento de forma correta? Esse também é um ponto que você deve sempre observar na hora de abastecer.

Aqui no Brasil, ao contrário dos Estados Unidos, por exemplo, não é o cliente que abastece o carro. O responsável é o frentista, que precisa estar uniformizado, e deve seguir uma série de procedimentos padrões.

  1. Preço

Geralmente, as pessoas tendem a escolher o posto de gasolina por conta do preço. Quanto mais baixo melhor. Contudo, esse é um erro muito comum.

Desconfie de estabelecimentos que oferecerem valores muito abaixo do praticado. Tenha em mente que esses comércios precisam seguir uma tabela padrão, logo, se o valor está muito baixo, algo deve estar errado.

  1. Consulte o site da ANP

No site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), você poderá ter acesso a uma lista completa com os postos que tem irregularidades na medição das bombas, bem como os com problemas de adulteração nos combustíveis.

Cuidado na hora de abastecer em postos desconhecidos

Muitas vezes, principalmente quando estamos viajando, é necessário abastecer em postos desconhecidos. Quando isso acontecer, sempre observe fatores como estrutura, valor e rotatividade de clientes.

O ideal, é que você não deixe para abastecer quando o tanque já estiver na reserva. Se programa, assim, caso você de cara com um estabelecimento não confiável, é possível procurar outro próximo.

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil escolher o melhor posto de gasolina, e garantir que o seu veículo sempre seja abastecido de forma correta.

Gostou desse artigo? Então aproveite para conferir o artigo “Consultar multas – Como consultar multas pela placa do Carro?”.

Veja também

Aprenda Definidamente Tudo sobre Leilões:

  Imagine você voltando de um leilão de Carros depois de ARREMATAR um Veículo pela …