Leilão de Carros – Como comprar carros em um leilão?

O leilão de carros é uma excelente oportunidade para adquirir um veículo. Em muitos eventos, é possível conseguir descontos de até 35%, inclusive para carros com pouco tempo de uso.

Contudo, é preciso atenção na hora de participar deles. Isso porque, nem sempre aquele modelo que está com um preço incrível realmente será um bom negócio. Se você tomar atitudes impulsivas, provavelmente irá cair em uma roubada.

Antes de mais nada você precisa ter em mente que é preciso cuidar de alguns detalhes, assim como em uma compra convencional. Dessa maneira, você evitar surpresas desagradáveis.

Além disso, lembre-se sempre que em um leilão de carros é preciso ter foco. Não se deixe levar pelos anúncios que parecer ser únicos e impressionantes. Você deve ir com foco na aquisição de um tipo de veículo exato.

Dicas na hora de comprar em um leilão de carros

No Brasil, o leilão de carros pode ser realizado tanto pelo Departamento de Trânsito, como, também por empresas privadas. Independente do organizador, é muito importante que você siga algumas dicas básicas.

Por meio delas, você conseguir ter uma visão mais real sobre o que está sendo ofertado, bem como da maneira correta de conduzir o processo de compra. Confira elas abaixo.

  1. Verifique a legalidade do leilão

Para evitar dores de cabeça, sempre verifique a legalidade do evento. O leilão de carros organizado pelo Detran, por exemplo, sempre é feito na sede ou pátio do órgão. No caso das empresas privadas, vale á pena conferir se ela possui todas a documentação para realizar o evento.

  1. Avalie a condição do carro

De nada adianta o veículo estar uma pechincha se, para arrumá-lo, será necessário desembolsar quase o valor de um novo. Por isso, sempre avalie a condição do carro.

O ideal é levar um mecânico de confiança para ajudar na avaliação.

  1. Saiba os preços aplicados no mercado

Nem sempre o veículo do leilão de carros está com um preço realmente baixo. Às vezes, é possível encontrar o mesmo modelo em sites de revenda, e com opções de financiamento.

  1. Sempre tenha um orçamento

Nada de ir até o leilão de carros sem um limite pré-estabelecido. O orçamento é essencial para que você não acabe assumindo um valor que não pode pagar.

De que maneira funcionam os leilões do Detran e como participar?

Os leilões do Detran são realizados na sede ou pátio do órgão. Neles, são leiloados carros apreendidos em ações da polícia. É possível encontrar desde veículos com pendencias, até aqueles que sofreram acidentes.

Geralmente, esses veículos possuem algumas restrições. Para participar, é preciso ficar atento as regras.

Elas variam um pouco de estado para estado. O ideal é que você consulte o site do DETRAN estadual e buscar as informações. Contudo, existem alguns pré-requisitos que são aplicados em todos os Estados, são eles:

  • Cadastro prévio em uma unidade física do DETRAN;
  • No caso de pessoas físicas, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência. Caso o arremete seja feito em nome de terceiros, também é necessária uma procuração;
  • No caso de pessoas jurídicas, é necessário apresentar cópia autenticada do contrato social, cópia do CNPJ, comprovante de estabelecimento. Caso a pessoa não seja o representante legal, também é necessária uma procuração.
  • Dinheiro ou cheque em mãos para garantir a compra do produto na data do leilão.

Todos esses requisitos são obrigatórios em qualquer leilão do Detran. Mas lembre-se, cada Estado possui algumas regras específicas, então sempre busque informações no site do órgão ou em um posto de atendimento.

Quais as vantagens de participar de um leilão de carros?

O leilão de carros oferece uma série de vantagens. Além dos valores bem abaixo do mercado, você poderá encontrar veículos em perfeito estado.

Tudo vai depender do evento e do seu faro para bom negócio. Uma boa dica é sempre levar um mecânico ao local para te ajudar a avaliar se o veículo realmente é vantajoso.

O leilão de carros é uma ótima oportunidade para se adquirir um veículo. Tomando os cuidados certos, é possível fazer um excelente negócio.

Gostou dessas dicas? Então aproveite para seguir a gente nas redes sociais. Não esqueça de conferir também o artigo “Como comprar carro no mercado livre com segurança”.

Veja também

Aprenda Definidamente Tudo sobre Leilões:

  Imagine você voltando de um leilão de Carros depois de ARREMATAR um Veículo pela …