5 dicas essenciais para comprar um seminovo

Na hora de adquirir um veículo, muitos brasileiros optam por comprar um seminovo. Esse tipo de aquisição oferece uma série de vantagens para o comprador, principalmente levando em conta os preços de carros novos.

Contudo, é preciso ter cautela durante a negociação. Muitas pessoas acabam tomando atitudes sem pensar, e quando veem estão com um bem que só oferece desvantagens.

Pior ainda, em alguns casos, o comprador acaba por comprar um seminovo que tem dívidas, ou, até mesmo, está irregular com a justiça. Isso gera uma grande dor de cabeça, e perda de dinheiro.

Para evitar esse tipo de situação é essencial tomar alguns cuidados básicos e seguir algumas dicas. Elas irão te ajudar a evitar a aquisição de um veículo que só irá dar problemas.

Por que comprar um seminovo?

Comprar um seminovo é uma alternativa para muitos brasileiros que desejam ter um carro ou moto. Isso porque, esse tipo de negociação oferece várias vantagens se comparada a aquisição de um novo. Confira abaixo algumas delas.

  • É mais barato;
  • É possível negociar diretamente com o proprietário;
  • O financiamento é mais fácil;
  • Dependendo do tipo de veículo, a manutenção sai mais em conta;
  • Você consegue encontrar carros e motos com até 5 anos por verdadeiras pechinchas;

Por conta disso, muitos brasileiros optam por comprar um seminovo. Entretanto, é muito importante seguir algumas dicas básicas antes de fazer a aquisição do bem.

Dicas para comprar um seminovo

Na hora de comprar um seminovo, é importantíssimo que você se atente a alguns fatores. Dessa maneira, é possível ter a certeza de um bom negócio. Confira abaixo cinco dicas fáceis para acertar na aquisição.

  1. Veja a reputação do veículo

A primeira coisa que você precisa avaliar é a reputação veículo. De nada adianta o preço estar super em conta, se ele gasta muita gasolina ou é difícil achar peças de reposição.

Faça uma pesquisa geral sobre o modelo. Verifique desde a expectativa de vida do bem, até quando o carro saíra de linha. Tudo isso irá te auxiliar a adquirir um bem realmente vantajoso e útil.

  1. Faça um test-drive

Nada de comprar apenas olhando. É indispensável que você faça um test-drive para avaliar o desempenho geral do veículo. É nessa hora que você conseguirá descobrir se existe algum problema que o proprietário ou concessionária está tentando esconder.

Além disso, é nesse momento, também, que você poderá verificar se o carro realmente é o que você procura. As vezes o comprador deseja muito um modelo específico, mas, na hora de dirigir percebe que ele não se adequa a seu perfil.

  1. Confira o histórico do carro

Existem muitos anúncios por aí que são propagandas enganosas. As vezes o veículo está anunciado como com “único dono”, mas, na verdade, quando você vai verificar, ele já repassou por vários proprietários.

Por conta disso, é essencial ver o histórico. Para isso, é necessário ter algumas informações do bem, como número do Renavam, placa e CPF do proprietário. Caso a concessionária ou proprietário se recuse ou relute em passar esses dados, desconfie.

  1. Peça a ajuda de um mecânico

Entender todos os detalhes do funcionamento de um veículo é complicado. Por isso vale a pena contar com ajuda de um mecânico na hora de comprar um seminovo.

O ideal é levar esse profissional na hora de avaliar o bem. Com toda a certeza ele terá um olhar mais crítico, e conseguirá enxergar detalhes.

  1. Pesquise muito

Não se deixe levar pelo primeiro anúncio. Sempre pesquise muito antes de comprar um seminovo, para ter certeza que você está fazendo o melhor negócio.

Cuidados que você precisa tomar

Além das dicas acima, é muito importante que você tome alguns cuidados básicos na hora de comprar um seminovo.

  • Verifique a quilometragem;
  • Veja se o carro não possui avarias externas e internas;
  • Confira se toda a documentação está em dia;
  • Veja se não há pendências, multas e dívidas;
  • Verifique o número do chassi.

Tomando esses cuidados básicos, e seguindo as dicas acima, você verá que será mais fácil comprar um seminovo. Assim, você terá a garantir de um bom negócio.

Não se esqueça de conferir, também, o artigo “consultar multas – Como consultar multas pela placa do Carro?”

Veja também

Aprenda Definidamente Tudo sobre Leilões:

  Imagine você voltando de um leilão de Carros depois de ARREMATAR um Veículo pela …