X
    Categories: ConsultasDicas

Como consultar CNH Vencida

Você sabe consultar CNH Vencida? Esse é um procedimento padrão que a grande maioria dos motoristas não sabem fazer. Isso porque, a Carteira Nacional de Habilitação possui uma validade longa.

Logo, é muito comum que as pessoas cabem esquecendo de verificar essa informação. Contudo, isso pode gerar uma série de consequências para o titular do documento.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece algumas penalidades e multas para motoristas que circulares com a Carteira Nacional de Habilitação. Por conta disso, é muito importante verificar esse dado.

Como eu posso consultar CNH Vencida

É preciso ter em mente que consultar CNH Vencida é essencial. É por meio dela que você poderá verificar não só o prazo de vigência do documento, como, também, outras informações.

Para verificar essa informação é fácil. Ela é emitida no próprio documento. Basta pegar a sua Carteira Nacional de Habilitação e confira o campo localizado ao lado da foto entre o número de registro e a data da primeira habilitação.

Ele está identificado como VALIDADE. Nesse local, você deve verificar se a data já passou. Se sim, isso quer dizer que a sua CNH está vencida. Ou seja, é necessário fazer a renovação o quanto antes.

Contudo, não é preciso entrar em desespero. Isso porque, o Carteira Nacional de Habilitação tem uma tolerância para que o motorista possa fazer a renovação.

Art. 159. A Carteira Nacional de Habilitação, expedida em modelo único e de acordo com as especificações do CONTRAN, atendidos os pré-requisitos estabelecidos neste Código, conterá fotografia, identificação e CPF do condutor, terá fé pública e equivalerá a documento de identidade em todo o território nacional.

  1. A validade da Carteira Nacional de Habilitação está condicionada ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental.”.

Por que é importante consultar CNH Vencida?

Verificar se a sua Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é essencial. Isso porque, é por meio dessa verificação que você garantirá a legalidade do documento. Confira abaixo outros motivos para conferir esse dado.

  1. Tranquilidade

Uma vez que você faça a verificação da validade, é possível dirigir de forma mais tranquila. Isso porque, é possível ter a garantia que o seu documento ainda está em vigência.

  1. Evita o pagamento de multas

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece uma série de penalidades e multas para quem for pego dirigindo com a Carteira Nacional de Habilitação, incluindo, a apreensão do veículo.

Ao consultar CNH Vencida, você evita esse tipo de problemas e imprevistos.

  1. É possível programar a renovação

Quando você cria o hábito de verificar o prazo de validade desse documento, é possível se programar de maneira mais eficaz. Ou seja, você poderá marcar a renovação dele antes que a data de validade chegue ao fim.

Tenha em mente que é muito simples consultar CNH Vencida. Em questão de segundos você pode verificar essa informação e garantir a legalidade do documento. Por conta disso, torne essa verificar um hábito.

Mesmo que o prazo seja longo, é muito comum esquecermos dele. Logo, é essencial conferir a Carteira Nacional de Habilitação

O que fazer caso a sua CNH esteja vencida

Você fez a consulta e descobriu que a sua Carteira Nacional de Habilitação está vencida. Não é necessário entrar em desespero. Isso porque, é possível renová-la facilmente, basta seguir alguns passos simples.

  • Vá até o site Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou a sede do órgão;
  • Agende a renovação da sua CNH;
  • Reúna os documentos exigidos;
  • Vá até o posto e entregue a documentação. Lá também será coletada uma nova foto para o documento;
  • Assine a documentação e pegue a guia de pagamento;
  • Pague o boleto relativo a taxa de serviço cobrada;
  • Agende o exame médico em um dos locais indicados e credenciados pelo Detran;
  • Assim que a aprovação do exame for encaminhada para o órgão, você poderá retirar a nova Carteira Nacional de Habilitação no mesmo posto de atendimento. Também é possível optar por receber na própria residência.

Agora que você já sabe como consultar CNH vencida, não acabe perdendo o prazo. Fique atento a validade para evitar problemas.

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Aproveite e confira o artigo “Consultar Renavam – Como consultar o Renavam de um veículo?”

editor :