X
    Categories: ConsultasDicas

Consultar multas – Como consultar multas pela placa do Carro?

Está pensando em comprar um seminovo? Consultar multas é essencial. Esse procedimento irá te ajudar a não ter surpresas desagradáveis em relação a dívidas.

Muitas pessoas que vão adquirir um veículo acabam esquecendo de verificar esse pequeno detalhe. Não é à toa que vários compradores são surpreendidos posteriormente ao descobrirem pendências.

Ao consultar as multas, você terá uma visão real sobre a situação do veículo. Dessa maneira, além e evitar a compra sem saber das dívidas, também é possível negociar um valor melhor, com base nas pendências.

Passo a passo para consultar multas

Muitas pessoas não sabem, mas é possível consultar multas apenas com a placa do veículo. Essa verificação é feita pela internet em poucos minutos. Tudo o que você precisa fazer é seguir o passo a passo abaixo.

  • A primeira coisa é acessar o site do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN) do estado onde o veículo está registrado;
  • No portal, basta procurar pela aba de consulta de multas. Como os sites mudam conforme cada unidade federal, talvez ela esteja um pouco diferente. Você poderá encontrar sessões como: “consultar multas”, “consulta de veículo”, “situação do veículo” e “débitos do veículo”;
  • Uma vez que tenha encontrado a sessão, clique nela.
  • Você será redirecionado para uma nova aba onde deverá informar os dados solicitados. A placa do veículo e o código do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores);
  • Clique em consultar;
  • Você será redirecionado para uma nova aba onde terá acesso ao histórico de multas que seu veículo possui.

Uma das vantagens desse procedimento é que, além de saber quais multas o veículo possui, você também poderá verificar outras restrições administrativas, judiciais ou financeiras, caso possua.

Se você não conseguir fazer o procedimento pelo site do Detran, também existe a opção de consultar multas no serviço “Consulta e pagamento de multas”, do Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse esse link;
  • Clique em consulte aqui;
  • Insira o número da placa e o código RENAVAM;
  • Clique na opção de verificação de segurança;
  • Clique em consultar

Pronto, você também terá acesso ao histórico de multas do veículo. Caso você prefira, também é possível ir até um posto de atendimento do Detran e fazer a consulta.

Basta ter em mãos as informações solicitadas (placa do veículo e RENAVAM), que o atendente irá verificar o histórico do bem.

Como conseguir o número do RENAVAM

Todos os veículos possuem o código do RENAVAM. Segundo o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), ele é formado por 11 números. Esse código fica CRLV ou no CRV (Certificado de Registro de Veículo).

Para obtê-lo, você pode entrar em contato com a concessionária ou proprietário do veículo. Caso eles relutem em passar a informação, desconfie. Isso pode indicar que o veículo que está sendo comercializado pode estar irregular.

Consultar multas é um procedimento comum. As próprias financiadoras se encarregam, muitas vezes, em fornecer essas informações para o comprador.

SC531 SÃO PAULO 07/12/2012 – JORNAL DO CARRO – COMPARTIVO VW TIGUAN (NA FOTO) X MERCEDES BENZ CLASSE B.FOTO SERGIO CASTRO/ESTADÃO.

Por que é importante consultar multas?

Tenha em mente que consultar multas antes de comprar um veículo é muito importante. É por meio dessa verificação que você terá segurança durante a negociação. Além disso, esse procedimento oferece uma série de vantagens.

  1. Mais segurança durante a negociação

Ao consultar multas, você terá acesso a todo o histórico do veículo. Ou seja, caso haja pendencias, você saberá exatamente quais elas são. Além disso,

  1. Negocie de maneira mais eficaz

Carros com pendencias tendem a ter valores abaixo do mercado. Por conta disso, vale á pena consultar multas para saber se existem pendencias em nome do veículo, e se elas podem ser negociadas no ato da compra.

  1. Histórico completo

Ao fazer a consulta do veículo, você também tem acesso a outras informações importantes. É possível saber, por exemplo, se ele já foi leiloado alguma vez. Por conta disso, sempre realize essa verificação.

Agora que você sabe como consultar multas, não perca mais tempo. Faça a verificação e garanta um negócio mais seguro e vantajoso.

Gostou dessas dicas? Quer receber todas as novidades do nosso site? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais. Aproveite e confira o artigo “Leilão de Carros – Como comprar carros em um leilão?”

editor :