X
    Categories: ConsultasDicas

Consultar Renavam – Como consultar o Renavam de um veículo?

Se você está pensando em comprar um veículo usado, Consultar Renavam é essencial. Esse é um procedimento assegurado pela Portaria Nº 65/2002 do Denatran.

Segundo a determinação, é possível verificar algumas informações do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Esse processo é muito importante, pois, é por dele que você irá verificar se o veículo não possui pendencias do antigo proprietário.

Ao Consultar Renavam, você poderá verificar se tudo está regular com o bem, e, assim, fazer uma aquisição tranquila. Uma das grandes vantagens é que esse procedimento pode ser feito pela internet.

Ou seja, você não precisa se deslocar até um posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para obter as informações. Em poucos minutos é possível acessá-las de qualquer dispositivo com acesso a web.

Como Consultar Renavam?

Para Consultar Renavam você precisará ter algumas informações básicas sobre o veículo em mãos. É possível solicitá-las para à concessionária ou diretamente com o proprietário do veículo. São elas:

  • Número do Renavam,
  • Número da placa do veículo;
  • CPF do proprietário também.

Essas três informações são extremamente importantes para quem deseja Consultar Renavam. Além disso, elas devem ser apresentadas em qualquer processo de compra e venda de veículo.

Se por um acaso a concessionária ou proprietário se recusar ou oferecer resistência em apresentar esses dados, desconfie. Provavelmente o veículo está com alguma pendência que será mostrada durante o procedimento.

Com as informações em mãos, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
  • Localize a opção Consultar Renavam e clique nele;
  • Insira s informações nos campos solicitados e clique em consultar.

Pronto, uma nova janela irá se abrir onde você poderá consultar algumas informações sobre o veículo. Você também pode realizar esse processo diretamente no site do Detran do estado em que o veículo está registrado.

Todas as unidades federais possuem um portal específico para isso. Geralmente, é possível Consultar Renavam apenas com o código do registro e o número da placa.

Além disso, você também pode ir até um posto de atendimento do Detran. Com as mesmas informações, você poderá fazer o procedimento no local.

Qual a importância de Consultar Renavam?

Por conta da empolgação de adquirir um veículo, muitas pessoas esquecem de verificar esse pequeno detalhe. Contudo, essa verificação é extremamente importante por vários motivos.

  1. Evite surpresas desagradáveis

Comprar um veículo usado é sempre mais barato. Contudo, muitas vezes isso pode se tornar uma dor de cabeça, caso o bem tenha pendências. Por conta disso Consultar Renavam é essencial.

Por meio desse procedimento é possível verificar uma série de informações sobre ele. Do número de chassi até débitos existentes. Assim, você evita surpresas desagradáveis.

  1. Tranquilidade

Você consegue ficar tranquilo comprando qualquer coisa as cegas? Não né? Por conta disso esse processo é tão importante. Ao saber exatamente o histórico do veículo, é possível fazer uma compra mais tranquila e livre de problemas.

  1. Veja o histórico do veículo

Muitas pessoas não dão muita atenção para esse tipo de informação, mas saber o histórico do veículo é muito importante. É por meio desse tipo de verificação que você consegue avaliar se realmente vale a pena adquirir o veículo

Por exemplo, se ele possui débitos, você poderá negociar um valor mais vantajoso com o proprietário ou concessionária, uma vez que será necessário quitar todas as dívidas.

O processo de consulta do Renavam pela internet é igual em todos os Estados?

Não, apesar do procedimento ser bem parecido, existem algumas diferenças nos sistemas e disposição de informações em cada Estado. Contudo, os passos gerais são bem parecidos.

Uma dica, é consultar o site do Detran de cada unidade federal. Abaixo você poderá conferir a lista completa. Basta clicar no estado para ser redirecionado para a página.

Basta acessar o site do seu Estado e Consultar Renavam.

Quer mais dicas? Então siga a gente nas redes sociais. Confira também o post “Consultar multas – Como consultar multas pela placa do Carro?”.

editor :