X
    Categories: Economia

Gasolina comum ou Aditivada – Qual a melhor?

Uma dúvida frequente entre os motoristas é usar Gasolina comum ou Aditivada. Ambas possuem característica próprias que acabam confundindo muita gente, que fica se questionando qual é a melhor.

Ambas podem ser usadas tanto em carros quanto em motos. Geralmente, elas são oferecidas na grande maioria dos postos. Não há uma entre os fabricantes, optar por uma das duas é mais uma questão de preferência do dono do veículo.

Na hora de escolher entre essas alternativas, é preciso levar em conta uma série de fatores. Desde o consumo do carro, até a recomendação do fabricante. Apenas dessa maneira é possível escolher uma opção mais adequada para o seu carro.

Para te ajudar a escolher entre Gasolina comum ou Aditivada, nós separamos algumas informações que irão esclarecer as características de cada uma, e, assim, auxiliar na hora da escolha.

Quais as diferenças entre Gasolina comum ou Aditivada?

As principais diferenças da Gasolina comum ou Aditivada são duas: o preço e os componentes usados na fórmula. No caso da convencional, ela costuma ser mais barata, pois, usa elementos básicos na sua formulação.

Já aditivada é mais cara. Isso porque, ela recebe um pacote de aditivos que auxiliam na limpeza do sistema de alimentação do veículo, evitando que dejetos se acumulem e prejudiquem o funcionamento do mesmo.

Dúvidas frequentes sobre Gasolina comum ou Aditivada?

Na hora de escolher entre Gasolina comum ou Aditivada, uma série de questionamentos surgem. Para te ajudar, nós vamos responder algumas dúvidas mais comuns sobre a questão.

  1. Como saber qual o melhor combustível para o meu carro?

Essa informação é fácil de ser obtida. No próprio manual do proprietário, é possível verificar qual tipo de combustível é mais indicado para se ter um melhor aproveitamento da potência do motor.

Além disso, nesse documento, você também pode verificar o valor da octanagem. Dessa forma, o proprietário poderá escolher a opção mais adequada para o seu veículo.

  1. Posso misturar gasolina comum à aditivada?

Sim, contudo é preciso ter em mente que, quando misturadas, haverá uma diluição dos aditivos. Consequentemente, o efeito de limpeza no sistema de alimentação do veículo também diminuirá.

Dependendo da proporção de gasolina comum, o pacote de aditivos pode nem funcionar. Por isso é preciso cuidado na hora de fazer essa mistura.

  1. O que eu faço se quiser trocar o tipo de combustível

Independentemente se você vai trocar o combustível por Gasolina comum ou Aditivada, é sempre muito importante fazer uma limpeza completa no sistema de alimentação.

Dessa forma, você irá garantir que nenhuma substância do líquido anterior acaba prejudicando o novo que será utilizado.

  1. Desconfie de preços muito baixos

Tenha em mente que todos os postos de gasolina seguem uma tabela de valores padrão. Logo, se você encontrar Gasolina comum ou Aditivada com preços muito baixos desconfie.

Provavelmente elas estão adulteradas. Combustíveis adulterados são extremamente prejudiciais para o motor, por isso, sempre abasteça em locais de confiança.

  1. Existe álcool aditivado?

Não, caso o seu carro seja flex e você queira um combustível com pacote de aditivos, somente a gasolina terá a opção.

Isso acontece porque ainda não existem aditivos que melhoram a qualidade do combustível.

  1. O preço deve ser o fator de escolha?

Não, na hora de escolher entre gasolina comum ou aditivada, é preciso levar em conta todos os fatores já citados acima.

Mas afinal, qual a melhor?

De modo geral, a gasolina aditivada costuma ser mais recomendada, pois, oferece uma série de benefícios para o veículo:

  • Limpa o sistema de alimentação;
  • Melhora o desempenho;
  • Diminui os problemas de desempenho

Contudo, é preciso ficar atento a recomendação do fabricante. Uma boa dica é intercalar o uso dos dois combustíveis. Dessa maneira, é possível ter um custo-benefício melhor, tendo em vista que a aditivada é mais cara que a comum.

No entanto, lembre-se sempre de fazer uma limpeza completa no sistema de alimentação. Dessa maneira, você irá garantir o funcionamento do seu motor.

A melhor maneira de escolher entre Gasolina comum ou Aditivada é verificar a recomendação do fabricante, que está presente no manual do proprietário.

Gostou dessas dicas? Então não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Aproveite e confira também o artigo “Posto de Gasolina – O que levar em consideração na hora de escolher”

editor :