IPVA atrasado – Como saber se estou em dia?

Ficar com o IPVA atrasado pode trazer uma série de problemas. Isso porque, o pagamento desse tributo é obrigatório para contribuintes que possuem algum tipo de veículo automotor (moto, carro, caminhão e etc).

Contudo, muitas pessoas acabam esquecendo de pagá-lo. São tanto encargos e contas, que é comum esquecer desse detalhe tão importante. Além disso, também existem as multas, que acabam chegando até mesmo para os motoristas mais cuidadosos.

Por conta disso, é muito importante que você sempre verifique se o seu imposto está perto de vencer. Dessa maneira, é possível evitar o pagamento de taxas, bem como a aplicação de penalidades previstas em lei.

Como consultar o IPVA atrasado

Se você não sabe se o seu tributo já está vencido, é preciso consultar o IPVA atrasado. Para facilitar a vida dos contribuintes, esse tipo de procedimento pode ser feito pela internet.

Dessa maneira, não é necessário se deslocar até um posto de atendimento do Detran apenas para conferir se o imposto está dentro do prazo de pagamento. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site da Secretaria da Fazenda. Importante, ele precisa ser do estado no qual o seu veículo está registrado;
  • Ao abrir o portal, procure no menu principal uma aba com o nome do imposto e clique nela.
  • Uma nova aba irá se abrir, onde será possível consultar IPVA atrasado.
  • Para ter acesso aos dados do imposto, digite as informações solicitadas. Geralmente são o código Renavam e o número da placa do veículo.
  • Clique em consultar.

É importante ressaltar que o procedimento pode ter algumas pequenas alterações dependendo do site de cada Estado. Caso você não consiga encontrar a informação desejada, o ideal é acessar o portal Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu Estado.

Nele, você poderá ter acesso as orientações para consultar o IPVA, bem como outros serviços.

Quais as penalidades para quem está com o IPVA atrasado?

Quem está com o IPVA atrasado terá que arcar com alguns custos adicionais. A primeira coisa é que será necessário fazer o pagamento de juros para regularizar a situação. O valor varia conforme o Estado.

Além disso, o contribuinte não poderá fazer a renovação do licenciamento. Esse é um documento obrigatório para que o veículo possa trafegar em todo o território nacional.

Essa é uma determinação que está prevista no parágrafo 2º do artigo 131 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo a lei, se houver débitos de licenciamento, a renovação não poderá ocorrer

Além disso, segundo o artigo 230 do CTB, o não pagamento do IPVA atrasado também é considera uma infração grave.

“Art. 230. Conduzir o veículo:

(…)

V – Que não esteja registrado e devidamente licenciado;

Infração – gravíssima; Penalidade – multa e apreensão do veículo; Medida administrativa – remoção do veículo”

Nesse caso, como o não pagamento do IPVA atrasado é considerado uma infração gravíssima, o valor da multa gira em torno de R$ 293,47. Além disso, o motorista do veículo também receberá sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Qual a importância de manter o IPVA em dia?

Infelizmente é uma mania do brasileiro deixar tudo para a última hora. Contudo, isso acaba acarretando uma série de consequências. Confira abaixo alguns dos motivos para se manter em dia.

  1. Evite multas

Pagando os seus impostos em dia, você evita o pagamento de multas. Tenha em mente que as penalidades relacionadas a veículos sempre são caras, logo, é muito importante evita-las.

  1. Não perca a carteira

Não pagar o IPVA atrasado é considerada uma infração gravíssima. Logo, você receberá sete pontos da carteira. Ao não atrasar esse tributo, você evita que os pontos se acumulem, e que você acabe tendo o documento cassado.

  1. Situação regularizada

Outra vantagem de manter os tributos em dia, é que você irá manter a sua situação regular. Ou seja, você não terá risco de ter o veículo ou carteira apreendidos por conta da falta de pagamentos de impostos.

Agora que você já sabe como consultar o IPVA atrasado, regularize o quanto antes a sua situação.

Quer mais dicas? Então nos siga nas redes sociais. Aproveite e confira o artigo “Consultar Renavam – Como consultar o Renavam de um veículo?”

Veja também

Como recorrer a multa de trânsito

Se você deseja saber como recorrer a multa de trânsito, primeiramente é interessante que você …