Como funciona a Uber?

Bastante polemizada no seu início brasileiro, a Uber é a empresa americana que funciona e atua no mercado brasileiro desde 2014.

Estreando com o Uber Black, a companhia começou o seu, aclamado por uns e odiado por outros, trabalho no país, conectando motoristas executivos com os usuários do aplicativo que estivessem mais próximos.

No começo desse mercado o serviço deu o que falar, e foi alvo de muito protesto e agressão por parte de taxistas que estavam vendo seu mercado modificar e inovar.

A parte mais interessante para os consumidores do serviço é que não existe uma bandeira dois, como conhecida tradicionalmente dentro dos táxis, e basta um aplicativo de celular para chamar o carro.

Entenda como o serviço da Uber funciona

A Uber é uma plataforma de tecnologia que tem como objetivo principal conectar os motoristas parceiros da empresa com os usuários que precisam se locomover, por meio de um aplicativo simples para smartphone.

Nas cidades onde a empresa opera (ainda não são todas as cidades brasileiras) o usuário pode solicitar uma viagem por meio do aplicativo. Assim a sua solicitação é enviada aos motoristas parceiros da empresa que estão na proximidade do seu local.

Se um motorista parceiro aceitar essa sua solicitação de viagem, o seu aplicativo irá mostrar então o tempo estimado para que o carro chegue até você, bem como os dados do motorista e do veículo.

O aplicativo também notifica o usuário quando o motorista parceiro estiver prestes a chegar, criando uma contagem regressiva de tempo.

No momento em que o usuário abrir o aplicativo, será necessário informar o destino de saída e o de chegada, com o preço sendo calculado nesse mesmo momento, e aparecendo na tela para você antes da confirmação.

Depois da solicitação da viagem, você poderá então verificar o nome do motorista da Uber, o tipo do veículo, seu modelo e o número da placa, para que você tenha certeza de embarcar no veículo certo.

Os motoristas parceiros usam o aplicativo para confirmar todos os detalhes da viagem, e caso tenham uma rota preferida, essa será útil para informar o motorista.

Ao chegar no seu destino, a sua viagem está concluída e você será cobrado pelo método escolhido anteriormente, cartão ou dinheiro em espécie. Além disso, você poderá dar uma nota para o motorista que te levou.

A avaliação de motoristas parceiros funciona como um sistema de feedback tanto dos colaboradores, quanto dos usuários, já que funciona como uma via dupla para fomentar assim a comunidade e responsabilizar a plataforma, que garante alto padrão em suas viagens.

Mas e como funciona para o motorista parceiro?

A Uber é uma excelente maneira de você se tornar o seu próprio chefe e ganhar dinheiro dirigindo o seu próprio carro, ou quem sabe gerar uma renda extra nos finais de semana.

A maioria das pessoas que deseja pode dirigir dentro da plataforma, sendo preciso apenas seguir algumas especificações.

O passo a passo para ser motorista parceiro da Uber é o seguinte:

  1. Primeiro cadastre e envie a sua CNH para a plataforma

É preciso cadastrar nesse link uma foto da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação de “Exercer atividade remunerada – EAR”.

A plataforma não aceita Permissão Para Dirigir (PPD)

  1. Verificação de segurança

A plataforma utiliza todas as informações contidas na sua CNH para verificar a sua elegibilidade.

  1. Envie seu CRLV e baixe o aplicativo

Após ser aprovado dentro da plataforma, basta enviar uma foto do seu CRVL e ficar online. Caso você não tenha um veículo próprio é possível alugar um com desconto no próprio site da empresa.

Veículos aceitos

São várias as modalidades que o motorista pode entrar, porém as restrições de carros e outras funcionalidades ficam cada vez maiores conforme a categoria é mais específica.

Para Uber X, a categoria mais clássica e econômica da empresa, os veículos que desejam circular como motoristas parceiros precisam:

  • Ser Ano Modelo 2008 ou mais novo;
  • Ter 4 portas e 5 lugares;
  • Possui Ar condicionado.

Não são aceitos em nenhuma das categorias, os carros com placas vermelhas, as pick-ups, caminhonetes e vans.

Também não são aceitos veículos com plotagem, adesivados, recuperados, sinistrados ou com alteração no seu sistema de suspenção de freios.

Infelizmente a empresa não consegue abrir exceções e presa pela qualidade e conforto dos usuários, dos motoristas e das viagens.

Como funciona o repasse do valor para o motorista Uber

Os usuários podem escolher entre fazer o pagamento por dinheiro ou por cartão, e o extrato de todos os ganhos de um motorista é sempre fechado na segunda-feira, às 4h da manhã.

Porém o repasse desse valor ocorre entre segunda a sexta-feira dessa mesma semana.

Normalmente os ganhos irão aparecer em tempo real para o motorista no aplicativo, e em alguns casos, especialmente em viagens mais longas, a informação pode demorar de 24 a 48h.

 

Agora que você sabe como a Uber funciona, não perca uma oportunidade de gerar uma renda extra com seu carro.

Veja também

Aprenda Definidamente Tudo sobre Leilões:

  Imagine você voltando de um leilão de Carros depois de ARREMATAR um Veículo pela …