X
    Categories: Dicas

Despachante – o que é, compensa?

Caso você esteja nos preparativos, por exemplo, para uma viagem no exterior e não tem conhecimento por onde começar em relação a parte burocrática, é interessante que você saiba que contratar um serviço de despachante pode ser uma ótima solução, tanto para esse tipo como outras pendências do dia a dia.

Apesar de poucas pessoas conhecerem esse tipo de serviço, e mesmo sendo uma profissão bastante antiga no país, o despachante pode ser uma enorme ajuda, especialmente em algum momento em que você necessita resolver algo e não possui muito tempo.

Por isso, é muito interessante que você procure saber o que faz um despachante para então ter conhecimento em quais situações você poderá ou não realizar a contratação do seu serviço.

Saiba mais o que é e se compensa os serviços de um despachante

Geralmente, todo o processo de vistoria de um veículo no DETRAN apresenta como principal objetivo evitar que os carros que não possuem condições de uso, possam ser registrados de forma legal, e para isso você pode contar com os serviços de um despachante para saber se o veículo apresenta condições originais de uso.

No entanto, assim, como diversas outras áreas do serviço público, nem sempre o serviço de vistoria é realizado com total responsabilidade, além da existência de uma enorme burocracia, diversos itens verificados podem ser interpretados de forma subjetiva, o que acaba dando margem para a corrupção e outros males. Assim, o despachante para o DETRAN pode resolver todo esse processo burocrático.

Assim, o papel de um despachante é solucionar inúmeros problemas, onde ele cobra pelo seu trabalho para levar o seu carro no DETRAN, realizar a vistoria, solucionar questões com os documentos e lhe entregar o carro totalmente registrado e regularizado.

Saiba mais sobre o que é e se compensa ou não contratar um despachante

Atualmente, diversas pessoas se perguntam se compensa ou não contratar um despachante, e a resposta para isso irá depender de diversos fatores, onde o mais importante talvez seja quanto custará o seu tempo.

Normalmente, o valor que é cobrado pelos serviços dos despachantes para fazer todo o procedimento de transferência de veículo, de uma maneira geral, é sempre maior que as próprias taxas que necessitam serem pagas ao DETRAN.

No caso de cidades como, por exemplo, Belo Horizonte, a vistoria e a transferência de um veículo normalmente não demora muito mais que três horas, desde a fila da vistoria até o momento da impressão de um novo documento do veículo.

Assim, nesse caso por exemplo, a transferência de um veículo pode ser feita de maneira fácil por um despachante, onde esse terá toda a atenção e paciência para realizar toda a organização e o preenchimento dos documentos que são necessários.

Além disso, existem ainda cidades em que o tempo dispendido em relação a transferência de um veículo é tão grande, que o serviço dos despachantes podem ser uma ótima opção por saírem baratos, e isso ocorre principalmente em cidades do interior, onde é preciso ir até uma cidade maior para realizar todo o procedimento.

No entanto, na maioria dos casos é necessário que se contrate um despachante, pois a confiança desse profissional deve ser total, principalmente porque ele estará com toda a posse do seu veículo, além da procuração para a realização da transferência para o seu nome.

Dessa forma, se você conhece e possui referências de um ótimo despachante, não deixe de contratar esse serviço, pois caso contrário você pode entrar em contato com algum conhecido para encontrar o melhor despachante.

Uma dica bastante importante que pode lhe ajudar, é que próximo das unidades do DETRAN existem algumas empresas de despachantes. Assim, você pode verificar a idoneidade de qualquer uma antes de realizar a contratação dos serviços do despachante.

Quanto custa os serviços de um despachante?

Em relação ao emplacamento de um veículo, os serviços de um despachante podem variar conforme a marca e a cidade. Um exemplo é no estado de São Paulo, onde o serviço costuma ser pelo menos de R$1.000,00.

Mas, se o seu desejo é realizar a retirada de todos os documentos do seu carro sem maiores dores de cabeça, a contratação de um despachante é sempre a melhor forma e a mais rápida possível, pois tal profissional resolve todo o processo para você.

Assim, esperamos que com as informações citadas acima você tenha maior segurança no momento de regularizar as documentações do seu carro por meio de um despachante.

editor :