X
    Categories: ConsultasDicas

Licenciamento de veículos

Caso você ainda não saiba, o licenciamento de veículos é um procedimento obrigatório e anual que é capaz de autorizar o veículo para poder circular pelas vias, tendo a finalidade de atestar que o carro se encontra em conformidade com todas as normas de segurança e ambiental em relação ao setor automotivo.

No entanto, normalmente isso na prática não ocorre, principalmente devido a emissão do CRLV ou Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, onde o porte é de obrigação do condutor e não possui vínculo com a inspeção rigorosa do carro na maior parte dos municípios do país.

Já em relação as datas e os procedimentos para pagar o licenciamento de veículos, eles normalmente podem variar de um estado para o outro, onde é realizado em forma de rodizio através de um boleto na rede bancária, e podendo ainda ser realizado de forma antecipada juntamente com o pagamento do IPVA.

Saiba mais sobre o Licenciamento de Veículos

No caso dos valores da taxa do licenciamento de veículos, essa geralmente pode variar entre R$ 50,00 e R$ 100,00 de um estado para o outro. Além disso, é importante salientar que para emitir novamente o CRLV é preciso que todos os débitos do IPVA, o DPVAT e outras multas de trânsito sejam quitadas.

Mas, de uma maneira geral, o licenciamento de veículos é um processo simples e obrigatório para todos os tipos de carros do país, envolvendo desde carros de pequeno até de grande porte.

Assim, se você já apresenta um veículo, com certeza você já deve ter conhecimento sobre tal procedimento, e caso ainda não saiba, você deve rapidamente regularizar a sua situação.

O que é o licenciamento de licenciamento de veículos?

Sobre o que realmente é o licenciamento de veículos, esse é um processo bastante burocrático capaz de determinar se o seu carro encontra ou não de acordo com o seu registro, ou seja, se ele está apto para andar pelas ruas de uma forma válida.

Geralmente, tal processo é sempre confirmado pelo Certificado de Registro e pelo Licenciamento do Veículo, sendo emitido pelo Detran em cada estado do país.

Além disso, é considerado como um documento totalmente obrigatório para todos os motoristas, que deve ser apresentado, por exemplo, quando ocorre uma abordagem de conferência por policiais.

Qual é a periodicidade do Licenciamento de Veículos?

Normalmente, o licenciamento de veículos é um documento que tem que ser emitido todos os anos para cada veículo que se encontre em circulação, e para isso, é preciso que haja o pagamento de uma taxa e qualquer outro valor que esteja pendente em relação ao veículo que se diz respeito aquela placa.

Assim, isso significa que não se pode ter o licenciamento de veículos caso você não realize a quitação correta do IPVA ou de multas que estejam pendentes em relação a anos anteriores.

Como obter o licenciamento de veículos?

Para a obtenção do licenciamento de veículos esse pode ser obtido no Detran local ou até mesmo no site do Detran da sua cidade, onde na hora da compra de um novo veículo, o CRLV será o primeiro documento que deve ser pago, antes mesmo do próprio emplacamento.

Com o passar dos anos, o CRLV será então cobrado conforme as regras do Detran de cada um dos estados, onde ele poderá estar sujeito a um requerimento online, por exemplo. Ou então a cobrança poderá ser realizada através dos Correios.

Porém, qualquer uma das formas aplicadas, é essencial que você se informe corretamente para que não haja nenhum risco de você andar com o seu carro de forma irregular, pois isso poderá gerar recolhimento do carro, caso a documentação esteja atrasada.

Qual o valor do licenciamento de veículos?

Em relação aos valores do licenciamento de veículos, eles normalmente podem depender das regras de cada um dos estados, sendo isso que definirá o preço final.

Mas, como não existe um custo que é pago de forma isolada, pois é exigido, no mínimo, outras taxas relativas ao CRLV, ele não é muito significativo diante do total pago.

No entanto, de qualquer maneira, é extremamente importante sempre verificar se o licenciamento de veículos é ou não pago para todos os veículos que sejam a sua prioridade.

Portanto, é fundamental sempre trafegar com a documentação do veículo em ordem para que não ocorra qualquer risco de penalidades e, por isso, é essencial que você leve em consideração as informações sobre o licenciamento de veículos antes de sair dirigindo o seu carro pelas ruas.

editor :