X
    Categories: Consórcio

Consórcio ou financiamento? Qual o melhor?

Na hora de adquirir um bem, as pessoas sempre ficam em dúvida de qual é a melhor opção, Consórcio ou financiamento? As duas modalidades de crédito tem suas vantagens e desvantagens.

Por isso, para saber qual a melhor opção entre as duas você deverá primeiramente estabelecer o que você precisa. Caso você precise adquiri um bem já, o financiamento será a melhor opção.

Mas se você não tiver pressa, talvez o consórcio pode ser uma boa. Existem várias fatores que precisam ser analisados, como taxas, prazos, valores das parcelas.

É importante que você faça uma simulação em várias instituições financeiras, pois assim conseguirá saber o que é melhor entre Consórcio ou financiamento.

Conheça as vantagens entre Consórcio ou financiamento

São inúmeras as vantagens que o consórcio pode oferecer em relação ao financiamento. A principal delas é a taxa de juros.

No consócio você não tem taxa de juros, apenas as taxas da administradora que podem ser referentes a um seguro, a adesão, a administração em si, entre outros.

Porém, como esses valores ficam diluídos nas parcelas, o custo do consórcio é ainda bem menor do que um financiamento tradicional. Além disso, as taxas ainda são menores. Confira as principais vantagens do consórcio

  • Sem entrada

Além de não ter juros, não é necessário dar um valor de entrada. Você só precisará pagar um montante à vista caso você dê um lance para ser contemplado.

  • Menos burocracia

Quanto maior for a facilidade de aderir ao consórcio, maior será o número de consorciados e com isso, você terá parcelas menores para pagar e mais tempo para poder quita-las.

Essa modalidade tem uma analise de crédito mais flexível, facilitando a vida das pessoas que não tem como comprovar renda fixa. Às vezes, até quem tem alguma restrição no nome pode conseguir uma cota no consórcio.

  • Não precisa de avalista nem comprovação de renda

Para você fazer parte do consórcio não será necessário comprovar renda. Porém, depois que você for contemplado, será necessário.

  • Várias opções de crédito e parcelas pequenas

Você pode encontrar várias opções de crédito de acordo com a sua necessidade. E as parcelas podem ter o valor bem reduzido quanto mais pessoas entrarem no consórcio.

  • A carta de crédito mantem o reajuste das parcelas

Todo ano há um reajuste das parcelas de acordo com o INCC. Assim, você mantem o seu poder de compra, uma vez que a carta de crédito terá reajuste.

Caso não tivesse, você não poderia comprar o produto daqui um ano do mesmo valor que estava hoje.

  • Opções de prazo e parcela

Você poderá escolher o valor do crédito que deseja, o prazo para quitar a dívida e o valor das parcelas. Com isso, você pode se organizar e fazer um planejamento para que as parcelas caibam no seu bolso.

É possível fazer a simulação para que você comprove o quanto o consórcio pode oferecer as melhores condições.

  • Quitar financiamento

Ao obter a carta de crédito do consórcio você pode utilizada para quitar um financiamento imobiliário. Assim, a pessoa poderá quitar a dívida e economizar um bom dinheiro com as taxas de juros das parcelas do financiamento.

  • Postergar o pagamento de prestações

Em alguns planos de algumas administradoras é possível postergar o pagamento de prestações caso você não tenha sido contemplado ainda.

Agora que você já conheceu as vantagens do consórcio, é hora de conhecer as vantagens do financiamento.

  • Não precisar ter o dinheiro em mãos

Uma vantagem do financiamento é você não precisar ter o dinheiro em mãos. É só necessário ter uma renda para arcar com as parcelas.

  • O bem é adquirido na hora

O maior benefício do financiamento em relação ao consórcio é que você já sai com o bem na hora. Você só deve assinar o contrato e pronto. Já no consórcio é necessário esperar ser contemplado, seja por sorteio e o por lance. O que pode demorar muitos meses.

  • Antecipar parcela

Caso você queira adiantar a parcela, é possível receber um valor com desconto por pagar com antecipação.

  • Possibilidade de utilizar o FGTS

Em um consórcio de imóvel você pode fazer o uso do seu FGTS para dar lances ou abater no valor do seu consórcio, pois assim, poderá pagar parcelas ainda menores.

Além disso, sua renda não será comprometida, pois você pagará aos poucos. Assim, você consegue se programar melhor, sabendo exatamente quanto irá gastar.

Essas foram algumas das vantagens do consórcio e do financiamento. Agora você deve analisar cada um deles para saber qual trará mais benefícios para o que você precisa.

Ainda está em dúvida sobre Consórcio ou financiamento? Então leia Como financiar um veículo pelo Banco e Como funciona um consórcio e fique mais por dentro do assunto.

editor :